Obtendo Produtividade e Conhecimento através do Investimento em Tecnologia da Informação

Há algum tempo atrás as empresas não se interessavam ou viam necessidade em investir em equipamentos, em tecnologias de ponta, em pessoal qualificado, pois o importante era não gastar, mas sim produzir, produzir cada vez mais sem preocupação com tecnologia. Hoje, devido as grandes mudanças ocorridas na sociedade, na economia, na tecnologia, muitas coisas mudaram muito se mudou, inclusive o pensamento do empresário.

Além de investir em pessoal qualificado exigindo destes conhecimentos e responsabilidade, atualmente o investimento em novas tecnologias e equipamentos é um dos pontos principais em grandes e médias corporações.

A gestão de conteúdo e conhecimento tem como objetivo compartilhar documentos de maneira rápida e fácil utilizando uma interface baseada em browser dentro da intranet da empresa ou mesmo na Internet, ela tem seu foco voltado para captação, ajuste, padronização, distribuição e gerenciamento dos conteúdos para apoio a toda a empresa, possui algumas características que o tornam seguro e de fácil utilização como, por exemplo: gestão de usuários, criação, edição e armazenamento de conteúdos em diversos formatos, controle de qualidade da informação, classificação, indexação e busca de conteúdo. Uma excelente ferramenta de ganho de produtividade para as empresas.

Outro fator importante que motivou as organizações a trabalhar com estes recursos é a captação de um bem precioso da empresa, "o capital intelectual", o qual os funcionários e colaboradores possuem, porém faz parte da organização e não pode se perder. Economia em treinamentos de novos colaboradores também é um ponto que deve ser levado em consideração, bem como eliminação do risco de perder estas informações com a saída de uma pessoal da organização.

Este investimento acentuado e qualificado vem a propiciar uma qualidade de gerenciamento da informação mais adequado à necessidade de cada empresa. Estas por sua vez estão optando em investir em sistemas ERP de informação gerencial, sendo possível centralizar as atividades e informações dos departamentos da empresa em um único sistema integrado descartando os sistemas separados que necessitavam de interligações para exportar e importar dados, o que tornava o serviço mais demorado.

Outro fator que vem se tornando uma prática entre as empresas é a utilização da Internet como meio de melhorar o relacionamento, facilitar a comunicação entre as pessoas, facilitar o acesso aos dados da empresa mesmo estando fora da mesma. Utilizar a Internet para estudos e crescimento da equipe de trabalho, buscar informações publicadas em artigos, revistas entre outros, isto é realizado pelas empresas e por seus clientes, e tem influenciado no crescimento interno e externo dessas organizações, este investimento em busca de conhecimentos externos por sua vez já se dá por algum ganho de produtividade em nível de tempo, sendo assim frutos colhidos da utilização de gestão.

Assim, pode ser formatado um sistema de gestão de conhecimento e conteúdo, onde se cria regras, rotinas e utilização de sistemas em que todo o conhecimento, adquirido e restrito a certos indivíduos seja centralizado e posteriormente disseminado dentro da empresa u utilizando recursos como: intranet, grupo de discussão, datawarehouse, etc.. Ou seja, propiciando a toda a organização obter estas informações de maneira prática, adequada e organizada.

Utilizando estes sistemas, é claro, de forma planejada e controlada para que não haja um crescimento da empresa de maneira desordenada e também para que não ocorra redução de equipe de trabalho e sim investimento, na qualificação, a execução desta ferramenta dentro da empresa trará resultados positivos em relação a produtividade e qualidade da execução dos serviços, além de diminuir gastos desnecessários e aumentar a competitividade com outras organizações do seu ramo. Utilizando tecnologia de ponta e obtendo uma produtividade maior, este é um dos objetivos da gestão de conhecimento e conteúdo.

Conclusão

Ao concluir este artigo, tem-se o entendimento de que, a gestão de conhecimento e conteúdo vem muito a colaborar com o ganho de produtividade e qualidade das empresas e organizações, um investimento em gestão e tecnologia que trará frutos em um curto espaço de tempo, auxiliando os funcionários e colaboradores juntamente com as organizações a crescerem e se tornarem mais competitivos no mercado em que atuam.

Bibliografia

  • [Figueiredo, 2004] Figueiredo, Saulo. P. “A Gestão do Conhecimento a partir do E-Mail”. Disponível em: <http://www.hsmmanagement.com.br/> setembro, 2004
  • [Figueiredo, 2004] Figueiredo, Alexandre. “A Gestão do Conhecimento e o software aberto”. Disponível em: < http://webinsider.uol.com.br/vernoticia.php/id/1889> outubro, 2004
  • [Parreiras, 2004] Parreiras, Fernando. “Do GED Á Gestão de Conhecimento foi um Pulo”. Disponível em: <http://webinsider.uol.com.br/vernoticia.php/id/2128> outubro, 2004
  • [Economia, 2000] Revista Economia do Estado de Minas, nº 26. Junho, 2000.

Leave a reply