Coronavirus

Riscos e redundância de conhecimento durante a pandemia do Corona

Neste artigo vamos ver os efeitos da pandemia de Corona no risco e redundância de conhecimento nas organizações - no final deste ano e no início do próximo.

A maior parte do trabalho das empresas gira em torno do trabalho de conhecimento. O trabalho de conhecimento tem-se tornado cada vez mais especializado. Isto significa que a continuidade do negócio depende muito nos seus especialistas-chave.

Ainda há muito para saber sobre o atual surto de Covid-19, mas parece claro que ao longo dos próximos 12 a 18 meses a vasta maioria da população mundial será infectada e ficará doente durante algumas semanas.

É impossível ter múltiplos peritos para todos os domínios relevantes: porque eles não estão disponíveis ou porque não é possível suportar o custo. Como tal, os colaboradores disponíveis deveriam ser capazes de poder ser o backup uns dos outros. Preferencialmente não apenas num sistema de 1-para-1, mas em domínios de conhecimento mais alargados com uma responsabilidade coletiva pelo desenvolvimento de conhecimento e pela continuidade de negócio.

Isto significa que será necessário ter uma rede de conhecimento com redundância múltipla, formada por peritos e possuidores de conhecimento avançados e principiantes [N de T: "possuidores de conhecimento" foi a tradução encontrada para a expressão "knowledge holders" usada pelo autor]. Cada colaborador pode desempenhar vários papéis: perito num domínio, avançado noutros dois, e principiante em mais cinco outros domínios.

Em organizações com menos de 80 colaboradores, estes conteúdos e esta estrutura informal de rede de conhecimento será conhecida pela maioria das pessoas. Em organizações maiores ou geograficamente dispersas, vai haver otimizações locais que conduzem a economias de escala negativas.

Para alcançar a desejada rede de conhecimento com redundância múltipla, sugerimos os seguintes passos:

  1. Traduza a estratégia organizacional para uma estratégia de conhecimento
  2. Ligue a estratégia de conhecimento aos tópicos de conhecimento relacionados
  3. Avalie a redundância e os riscos da estratégia de conhecimento
  4. Desenhe um plano de mitigação para reparar e/ou fortalecer a rede de conhecimento
  5. Transformação em direção à desejada organização em rede de conhecimento redundante.

Onde é que a sua organização já vai neste percurso em direção ao conhecimento pericial redundante?

Nota: Texto traduzido por Ana Neves a partir do texto originalmente publicado em inglês no Linkedin. Tradução realizada com permissão do autor, Bart Verheijen.

Foto: Freepik

Leave a reply