Rápidos resultados visíveis

Questão enviada:

Os resultados de um programa de gestão de conhecimento são geralmente morosos. Há alguma actividade que se possa realizar que rapidamente produza resultados visíveis?

A minha resposta:

Creio que uma das actividades capaz de produzir resultados mais rápidos é aquilo a que os americanos chamam "brown bag lunches". Os "brown bag lunches" não são mais do que apresentações realizadas no escritório durante a hora de almoço. O/A apresentador(a) trabalha na organização e fala de um tema relacionado com o seu trabalho, de uma área do seu interesse, ou das responsabilidades do seu departamento... A assistir estão outras pessoas da organização que aproveitam a oportunidade para aprender mais sobre o trabalho realizado por um departamento, os projectos em que está envolvido, o conhecimento / experiência do apresentador, etc..

O essencial desta actividade é a troca de conhecimento ou de informação que se pode revelar valiosa no futuro. Há um estreitar de relações entre indivíduos e departamentos, e um aumento da percepção individual e colectiva. Estas sessões, por serem voluntárias e abertas a qualquer pessoa, são geralmente bem recebidas.

A organização pode optar por oferecer o almoço a quem participar nestas sessões, ou pode, simplesmente, encorajar os participantes a trazerem o seu almoço consigo.

Pode ainda criar-se uma variante, convidando como oradores, pessoas externas à organização. Neste caso, o propósito será essencialmente o de aquisição de conhecimento, não tendo uma componente tão grande de partilha (como na versão original).

O único senão desta actividade é que, nem sempre, as pessoas lhe atribuem os bons resultados obtidos.

Leave a reply