Começar GC no escritório

Questão enviada por Ana Galvão:

Quais são os primeiros passos que devo seguir para iniciar o KM em minha empresa, nomeadamente no meu escritório? Como convencer as pessoas a divulgar e entregar conteúdos? Que livros aconselha?

A minha resposta:

Todas as organizações têm actividades, comportamentos e processos alinhados com as práticas da gestão de conhecimento. Por exemplo, no seu escritório, aposto que há pessoas que têm o hábito de partilhar informação com os colegas (enviando links de interesse, ou artigos, ou telefonando para comentar a última reunião). Uma ideia seria identificar esses comportamentos e essas pessoas de forma a que possam ser usadas como exemplo.

A identificação de boas exemplos de trabalho colaborativo e partilha de conhecimento, de preferência na sua organização mas eventualmente em escritórios diferentes, pode ser usada para convencer as pessoas dos benefícios.

Uma outra coisa que pode fazer é organizar o que os americanos chamam de "brown bag lunches", sessões à hora de almoço onde as pessoas são convidadas a assistir a uma apresentação. Estas apresentações podem ser sobre temas diversos e o almoço pode ser trazido pelas pessoas ou oferecido pela organização. Realizando uma primeira apresentação sobre a importância de partilhar conhecimento (especialmente sobre benefícios para a organização e para os indivíduos) ajuda ao seu propósito e cria um contexto para as outras apresentações que se seguirem.

Considero também que, em algumas organizações, ajuda incluir pequenos jogos em eventos de equipa. Esses jogos devem possuir claras mensagens de trabalho em equipa e da importância de partilhar conhecimento com aqueles que nos rodeiam.

Finalmente, e porque há quem diga que o que não é recompensado não é feito, pode instituir um prémio periódico que reconheça e recompense o trabalho colaborativo e a partilha de experiências e conhecimento.

Quanto a livros, deixo algumas sugestões com um link para os respectivos resumos no KMOL:

  • "The Springboard" - sobre o uso de narrativas para transmitir mensagens importantes e para conquistar a atenção das pessoas
  • "The Company Culture Cookbook" - um livro muito bonito e simples sobre como se pode mudar o comportamento das pessoas numa organização - cheio de conselhos simples e directos
  • "Simplicidade" - um livro simples sobre coisas simples onde, novamente, são dadas ideias para coisas simples de fazer e mudar no dia a dia com vista a um comportamento geral mais adequado com a mentalidade da gestão de conhecimento
  • "Work 2.0" - outro livro simples e directo e também com muitas ideias fáceis de implementar

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