Recortes

A PC Magazine publicou no dia 22 de Julho um texto intitulado "Getting together with groupware - Part I": um texto bastante técnico sobre aplicações de groupware. Pelo título calculo que seja o primeiro texto de uma série, embora não tenha conseguido perceber quantas mais partes vai haver. Este texto foca sobretudo nas aplicações da Microsoft falando das suas vantagens, dos requisitos de hardware e mesmo do preço associado com algumas das aplicações desenvolvidas por esta empresa.

Clique aqui para aceder ao texto.

Um texto de Matthew Clapp publicado na CMS Watch no dia 30 de Junho com o título "Collaboration first, then knowledge management" fala da necessidade de ajudar as pessoas a colaborar e trabalhar em equipa virtualmente. Só depois, defende o autor, nos devemos preocupar com a partilha dos resultados com o resto da organização. Clapp diz que a exagerada preocupação que os gestores de conhecimento revelam com a partilha do conhecimento causa frequentes obstaculos à partilha. Este texto fala de algumas ferramentas disponíveis no mercado (algumas de open source).

Clique aqui para aceder ao texto.

Megan Santosus assina "In the Know", uma coluna mensal na publicação CIO. Na edição de Julho, Santosus reflecte sobre a contradição que existe nas organizações que defendem a gestão e partilha de conhecimento ao mesmo tempo que insistem numa organização demasiado estratificada. É um texto pequeno mas que vale a pena ler e sobre o qual vale a pena reflectir. Podem mesmo querer ler o livro "The Myth of Leadership" de Jeff Nielsen que levou Santosus a escrever esta coluna.

Clique aqui para aceder ao texto.

Leave a reply