Gestão Documental ao Serviço do Futebol

O Campeonato do Mundo de Futebol está actualmente a empolgar fans em todo o globo. A magia do futebol, a euforia, a tristeza, a emoção, mantem-nos agarrados aos écrans horas a fio. E parece que não é só a nós...

As próprias equipas, jogadores e treinadores, passam também imenso tempo em frente ao écran analisando jogos passados e jogos das equipas com quem se irão defrontar.

A equipa australiana, de acordo com uma notícia publicada no site da BBC dia 17 de Junho, tem usado práticas da gestão documental para construir uma base de dados de vídeos que lhes permita definir estratégias de jogo.

Uma pessoa é responsável por catalogar cada sequência de jogo de acordo com quem tinha posse de bola e o que fizeram com ela. Com essa categorização é depois possível rapidamente encontrar todas as sequências de jogo que incluem cantos, ou perdas de bola a meio-campo. Ver estas sequências seguidas, ao invés de espalhadas durante o jogo, facilita a identificação de padrões. É com base nestes que os treinadores definem, então, a sua estratégia de jogo.

E quem disse que não se podia trabalhar e ter prazer ao mesmo tempo?...

Clique aqui para ver a notícia.

Leave a reply