Práticas, Iniciativas e Projectos de Gestão de Conhecimento

Questão enviada por Aline dos Santos: Quais as diferenças entre práticas, iniciativas e projectos de gestão de conhecimento (GC)?

A minha resposta:

Os termos "iniciativa" e "projecto" são usados muitas vezes para descrever o mesmo tipo de actividades. No entanto, os projectos são geralmente mais formais (quer porque têm direito a orçamento, ou porque têm maior visibilidade junto da direcção da organização, ou porque são mais estruturados, etc.). Exemplos de projectos são uma auditoria de conhecimento, ou uma análise de redes sociais.

Por outro lado, também se pode interpretar "iniciativa" como sendo algo mais simples, organizado por forma a servir os propósitos e princípios da gestão de conhecimento. Um exemplo, seria uma série de sessões de partilha de experiências. Isto é, uma iniciativa poder ser vista como uma série de actividades que promove as práticas desejadas.

Práticas de GC, para mim, são o comportamento das pessoas numa organização e os processos por esta suportados. Assim, a realização de after action reviews, ou a avaliação de desempenho tendo em conta a partilha de conhecimento, são exemplos de práticas de GC.

À sua lista eu acrescentaria ainda um outro conceito também muito mencionado na literatura: o de programa de GC. Um programa pode ser visto como um conjunto de projectos, mais ou menos relacionados entre si, mas que contribuem para uma abordagem sólida e coesa à GC numa organização.

Leave a reply