OpenOffice

Já há algum tempo que ouço falar do OpenOffice, a alternativa open source ao Microsoft Office. Ontem fiz o download e instalei-o. Fiquei bastante surpreendida com o que vi!

O ambiente de trabalho é em tudo parecido com o do Microsoft Office. A funcionalidade disponível é bastante semelhante e, apesar de ainda não ter trabalhado "a sério" com o OpenOffice, a única coisa que até agora vi faltar é a possibilidade de track changes.

Para além de empatar com o Microsoft Office em quase tudo, ainda tem alguma funcionalidade adicional como seja a possibilidade de exportar para formato PDF. Tem ainda mais duas aplicações que o Office da Microsoft: uma para desenho e outra para representação de fórmulas matemáticas.

Como digo, ainda não tive oportunidade de experimentar num cenário real, isto é, com o objectivo de produzir um documento de trabalho, por exemplo. Assim, não posso entrar em mais detalhes quanto à funcionalidade e, essencialmente, quanto à estabilidade da aplicação, mas para já estou a gostar do que vi.

Vamos ver o que acontece quando o começar a usar a sério.

O OpenOffice, bem como informação sobre este projecto de open source, pode ser encontrado em http://www.openoffice.org/

Leave a reply