Insucesso de Projectos de Gestão de Conhecimento em Empresas

Questão enviada por Ricardo Vidigal da Silva: Qual a principal razão que aponta para o insucesso de projectos de Gestão do Conhecimento em empresas?

A minha resposta:

A grande maioria dos projectos de gestão de conhecimento são planeados em torno de "soluções" de tecnologias de informação. Mais ainda, muitas destas "soluções" são adquiridas sem que as organizações tenham bem noção das suas necessidades e dos seus objectivos, e implementadas sem a consulta de quem as irá utilizar.

O facto de que os projectos são guiadas pela tecnologia é, sem dúvida, a doença de que padece a grande maioria dos projectos de gestão de conhecimento mal sucedidos.

A outra razão tem a ver com a falta de uma estratégia de conhecimento ou da existência de uma estratégia de conhecimento não alinhada com a estratégia global da organização.

Nenhum projecto de gestão de conhecimento deve ser iniciado sem um objectivo estratégico, objectivo este que tem de estar de acordo com a direcção estratégica da actividade organizacional.

Finalmente, penso que a outra razão que vale a pena referir é a diferença entre palavras e acções, especialmente por parte da direcção de topo. Um projecto de gestão de conhecimento para ser bem sucedido requer, grande parte das vezes, uma mudança de atitudes e comportamentos. O que acontece é que a direcção da organização investe no projecto com dinheiro, defende a mudança com palavras, pede a mudança dos seus colaboradores e... não muda a sua própria atitude. Isto gera resistências e um ambiente de desconfiança que não ajuda seja a que projecto for.

Leave a reply