Texto sobre Web 2.0 e Ferramentas Sociais

Publiquei hoje no portal KMOL mais um texto sobre web 2.0 e ferramentas sociais. Este, com o título Web 2.0: benefícios e relação com a gestão de conhecimento enumera os benefícios em utilizar ferramentas sociais bem como sugere de que forma estas podem ajudar com os processos do conhecimento.

O texto anterior, Web 2.0: definição, características e exemplos, define os conceitos e dá exemplos de web sites construídos com base nestas ferramentas e conceitos.

Estou já a preparar um terceiro texto no qual irei listar os objectivos com que as empresas têm estado a investir nestas ferramentas.

Estes textos parecem agora ainda mais relevantes numa semana que a Microsoft anuncia uma parceria com a Atlassian e a Newsgator. A Atlassian é a dona da Confluence, uma das melhores plataformas de wiki actualmente no mercado. A Newsgator lídera o mercado na área das RSS feeds. Esta parceria só prova a vontade que a gigante americana tem de entrar verdadeiramente no mundo das ferramentas sociais e da web 2.0 numa altura em que muitas organizações se começam a perguntar se vale a pena investir em ferramentas pesadas (como o Sharepoint) sabendo que há ferramentas bastante mais leves e "sociais" à disposição.

Lee Bryant da Headshift, a empresa onde trabalho e que tem vindo, há já algum tempo, a utilizar Confluence como plataforma para vários dos nossos projectos, comenta esta parceria bem ao seu estilo: de forma directa e bem humorada.

Leave a reply