O que é Conteúdo de Qualidade?

Ontem, numa reunião com um cliente, surgiu a eterna pergunta sobre o que é conteúdo de qualidade. Não há resposta certa mas eu considero cinco elementos na qualidade de conteúdo disponível.

1. Relevância

O conteúdo só poderá ser considerado de qualidade se for relevante para o grupo a quem é dirigido. A relevância, se considerarmos o cenário organizacional, está geralmente relacionada com aspectos estratégicos (será que este conteúdo nos vai ajudar a implementar a nossa estratégia?) ou operacionais (será que o conteúdo nos ajuda a fazer o nosso trabalho?).

2. Validade

É importante que o conteúdo seja válido, isto é, que seja verdadeiro. Se não o for, pode ser usado com resultados indesejados. Para além disso, se as pessoas tiverem más experiências de utilização do conteúdo disponível, é natural que deixem de o procurar e que não queiram contribuir para essa mesma base de conteúdo.

3. Actualidade

O conteúdo disponível deve ser actual. É importante que as pessoas saibam que o conteúdo a que têm acesso contém factos ou informação actualizados e não ultrapassados.

4. Contexto

O conteúdo, se apresentado em contexto, tem muito mais impacto. Assim, é importante que, sempre que possível, o conteúdo seja enquadrado nas preferência pessoais de quem o procura ou relacionado com outro conteúdo. Dessa forma, estar-se-á a ajudar as pessoas no seu processo cognitivo, facilitando o relacionamento de nova informação com informação já assimilada ou criando uma ligação directa entre as "caixas" que a pessoa considera vazias (as perguntas que coloca) e a informação necessária para as encher (as respostas que procura).

5. Acessibilidade

Finalmente, o conteúdo será de qualidade se estiver disponível na altura certa através dos canais mais apropriados. Estes últimos podem ser colegas que têm a resposta necessária, ou um site, ou um jornal, ou um email, etc..

Em tudo isto, o factor comum, e o que deve ser considerado para avaliar a qualidade do conteúdo, é a medida em que as suas características ajudam os indivíduos a acedê-lo, assimilá-lo e poder usá-lo com sucesso.

1 comment

  1. Ferdinand 6 Junho, 2011 at 01:48 Responder

    Só não não está claro quem é que vai “escolher” este conteúdo de qualidade. A administração? Já teremos enormes fontes de conflito.

Leave a reply