Books at Osterley Park Tea House

Fácil acesso aos livros

Os livros, e mais concretamente o tipo de conteúdo e o acesso aos livros, é um tema que me interessa bastante.

Entre as várias práticas que admiro em Inglaterra é o facto de todos gostam de partilhar livros de forma a "reciclar" o objecto e a partilhar a alegria de ler o conteúdo.

Ninguém se pode queixar de que não lê porque os livros são caros (razão que, infelizmente, em Portugal acredito que seja verdadeiramente um problema para alguns). Há bibliotecas ao virar de cada esquina, as livrarias encorajam as pessoas a sentarem-se e ler os livros, as lojas de caridade têm livros à venda por preços ridículos (£1 - £2), etc..

Este fim-de-semana, durante uma visita ao maravilhoso Osterley Park and House, deparei-me com mais um exemplo do quão fácil é o acesso aos livros neste país e do quantos e encoraja a leitura.

Na Tea House (sala de chá "criada" nos magnificamente bem preservados estábulos), colocaram uma estante com livros usados e encorajam as pessoas a tirar livros e a ler enquanto se sentam a almoçar ou a lanchar. E, se quiserem levar o livro, agradecem que se deixe um donativo para preservação do edifício. E, para que as pessoas não fiquem a pensar quanto devem deixar, é dada a sugestão de deixar £1 na caixinha.

 

Leave a reply