Prémios para sites "das pessoas para as pessoas"

Os UK Catalyst Awards foram concebidos para reconhecer e divulgar bons exemplos e histórias inspiracionais de pessoas que ajudam a comunidade através do uso de ferramentas sociais. Há dez prémios para oferecer. Vale a pena ver com atenção a lista de candidatos ao prémio do público que visa reconhecer as melhores ideias.

Cada um dos candidatos é uma prova de como a paixão alimenta a criatividade e como o empenho nos ajuda a fazer a diferença. Por exemplo, o site Patient Opinion (de que já aqui tinha falado), um dos projectos da Headshift e que permite deixar feedback sobre o serviço prestado pelas várias instituições de saúde do país; Enabled by Design, uma comunidade online para ajudar cidadãos com necessidades especiais a ter uma vida mais independente; The Wiki Project uma janela sobre o problema dos refugiados; a School of Everything onde os cidadãos podem oferecer e receber ajuda em determinados tópicos; Big Art Mob onde se pretende divulgar a arte das ruas nas suas mais diversas formas. O que é que todos estes projectos têm em comum? O desejo de resolver / abordar problemas sociais usando... hmmm... ferramentas sociais.

Todos sabemos o papel das ferramentas sociais e redes sociais online nas nossas vidas pessoais. Sabemos que cada vez mais organizações estão a adoptar ferramentas sociais como suporte dos processos organizacionais. Mas uma das maiores promessas das ferramentas sociais está no papel que podem ter como mecanismos de intervenção, democratização e envolvimento. “Pelas pessoas para as pessoas” é a expressão que me vêm à cabeça. Eu sei que é um cliché mas é, na verdade, o que cada um dos candidatos a este prémio ambiciona.

Leave a reply