Vencedor do Prêmio Intranet Portal 2008

Já falei aqui algumas vezes do Prémio Intranet Portal 2008, um prémio idealizado por Ricardo Saldanha para reconhecer a melhor utilização de intranets e portais em organizações brasileiras.

Foram submetidos a concurso intranets e portais das mais variadas organizações. Os vencedores das categorias Colaboração (Banco Itaú), Conteúdo (ENSP/Fiocruz) e Integração de TI (Banco Central) já haviam sido anunciados há algumas semanas atrás. Na passada sexta-feira, durante o evento para apresentação dos casos vencedores foi também anunciado o tão aguardado vencedor global.

A honra e o mérito couberam à Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fiocruz (ENSP/Fiocruz). Mais sobre o prémio e o evento aqui.

O evento foi o coroar de uma iniciativa que promete ser o ponto de partida para outras também bem interessantes. Nas palavras de Ricardo Saldanha:

Vem aí o livro-coletânea dos cases vencedores, mas teremos também a publicação de versões resumidas no Intranet Portal, para livre acesso

A segunda edição do Prêmio começou antes mesmo do término da primeira, com o entrada do Senac-SP como co-organizador em 2009! O evento de encerramento já tem até data e local: dias 22 e 23 de outubro de 2009, na Unidade Consolação, com capacidade para 240 lugares

Está em andamento a estruturação do primeiro curso universitário voltado para "Gestão Estratégica de Intranets e Portais Corporativos", provavelmente a distância, ainda no primeiro semestre de 2009

Também está em curso a criação do Instituto Intranet Portal, uma organização sem fins lucrativos que assumirá o papel de mobilizar e alavancar o segmento, com ofertas para os profissionais, as empresas e os fornecedores

Como não me foi possível ir até ao Brasil para participar do evento foi-me pedido para, na qualidade de presidente do júri do prémio, gravar uma pequena mensagem em vídeo para ser passada no dia.

Quando preparo as minhas apresentações nunca escrevo as palavras que vou usar mas, para mim, falar em frente a uma câmara sem poder olhar os olhos de quem me ouve é uma experiência nova. Por isso, resolvi escrever um pequeno texto que não li mas que usei para garantir que dizia tudo o que queria em apenas três ou quatro minutos.

Pois bem, para quem não esteve presente e em jeito de reconhecer os vencedores e o Prêmio, aqui fica o meu rascunho.

Olá a todos. É com grande pena que não posso estar convosco. O calor humano que senti em Setembro aquando do KM Brasil é bem superior à temperatura aqui em Londres.

Foi um prazer ter presidido ao júri do Prémio Intranet Portal 2008. Trabalhei com o Ricardo Saldanha que tão bem pensou e conduziu esta iniciativa, colaborei com os outros membros do júri muitos dos quais ainda não conhecia, e fiquei a conhecer com algum detalhe o trabalho que as organizações estão a desenvolver, usando intranets e portais corporativos para apoiar a comunicação, a colaboração e a partilha de conhecimento.

Aos vencedores deixo os meus parabéns. O vosso esforço foi premiado e é agora publicamente reconhecido como o melhor que vimos nas respectivas categorias. Com a honra vem o dever de dar continuidade ao trabalho e garantir que internamente continue a ter o mesmo sucesso.

Aos que não venceram, fica o incentivo para que continuem a trabalhar com empenho. O facto de investirem nesta área é, só por sim, motivo de louvor. Usem o feedback que irão receber do júri como ponto de partida para fazer evoluir as vossas intranets e portais. Quem sabe não serão os vencedores 2009.

Aos que este ano não participaram, os meus votos para que se "inspirem". E lembrem-se de que nada como partilhar o que sabem, o que fizeram e o que planeiam fazer para receber ideias e feedback que vos ajudem a começar ou a continuar.

A economia mundial está doente. As organizações precisam tornar-se mais eficientes e melhorar a sua capacidade de resposta. A gestão de conhecimento e as ferramentas tecnológicas que a suportam são fundamentais: para além da redução de custos, equipam as organizações com acesso ao conhecimento necessário para reagir às demandas repentinas do mercado. Não tenham medo de "arriscar" pois arriscam mais os que não fazem nada.

O Prémio Intranet Portal 2008 foi óptimo. Para o ano haverá mais: mais casos, mais qualidade, maior exigência. Os vencedores de hoje podem não ser os vencedores de amanhã. Os vencedores de amanhã serão os que acreditarem e os que virem a tecnologia como um reflexo da cultura e um canal para influenciar os processos que querem nas suas organizações.

Em 2009 espero poder estar convosco para vos dar os parabéns em pessoa. Até lá... bom trabalho!

1 comment

  1. Ana Neves 18 Novembro, 2008 at 18:47 Responder

    Bem a propósito do facto da minha dificuldade de falar para a câmara, acabei de ler agora um post do Eliot Fineberg, um colega meu da Headshift. Ele trabalha há quase um ano a dizer às organizações que devem usar ferramentas sociais (entre elas blogs) mas só agora escreveu o seu primeiro blog post. Nele, ele fala do medo de não saber quem está do outro lado e de não saber de que forma a sua mensagem irá ser recebida. Vale a pena ler também as suas outras “divagações”.

Leave a reply