Wikis como Forma de reduzir Custos e de inovar na Formação de Colaboradores

Nos últimos cinco meses três organizações falaram comigo perguntando sobre a melhor forma de garantir que os seus colaboradores recebem a informação necessária sobre um determinado sistema, serviço ou produto.

Numa altura em que as organizações começam a sentir (ou a temer) o impacto da crise económica, a redução de custos é uma preocupação bem real. Para além disso, sente-se nas organizações uma vontade de experimentar novas abordagens.

Se o e-learning tem sido, e continuará a ser uma boa opção, para fazer chegar aos colaboradores a informação de que necessitam para desenvolver o seu conhecimento de um determinado tópico, produto ou serviço, a verdade é que o e-learning sobre de duas grandes limitações:

  • o conteúdo é criado "centralmente" muitas vezes com custos bastante elevados (inferiores aos de formar presencialmente todos os colaboradores, mas ainda assim potencialmente elevados)
  • o conteúdo é geralmente "estático" e difícil de adaptar.

Foi com estes requisitos e estas limitações em mente, que recomendei a essas três organizações que considerassem a utilização de wikis para algumas das suas necessidades de formação.

"Wikis", perguntarão vocês? Porquê wikis?

Bem, as principais razões são as seguintes. Os wikis:

  • podem ser instalados e disponibilizados numa organização com custos muito reduzidos
  • permitem que o conteúdo inicialmente criado seja alterado e mantido pelos próprios colaboradores à medida que descobrem, na prática, informação complementar ou alternativa - isto retira às equipas responsáveis pela formação muita da responsabilidade e dos custos de manter o conteúdo actualizado e resulta numa melhor qualidade da informação disponível
  • permitem a contribuição dos colaboradores - o papel mais activo torna-os, regra geral, mais motivados no processo de formação e passa uma mensagem bem poderosa de "nós confiamos nas capacidades dos nossos colaboradores e acreditamos da importância de um conhecimento colectivo construído em conjunto".

Claro está que os wikis não podem ser considerados a única resposta e nem parte da resposta para todas as necessidades de formação. A verdade é que os wikis merecem ser analisados aquando da análise de opções para necessidades de formação de colaboradores. E os wikis são especialmente interessantes quando usados para a criação colaborativa de manuais de utilização.

Os wikis têm muitas aplicações. Esta é mais uma delas. Não menos importante e não menos promissora no que diz respeito ao impacto que pode ter nas organizações em termos de redução de custos, aumento da qualidade do conteúdo formativo produzido e do envolvimento dos colaboradores.

Leave a reply