Presente para a Comunidade

O Dopplr é um site que, traduzindo a descrição que ele próprio oferece, "o/a ajuda a tirar mais partido das suas viagens partilhando as suas deslocações futuras com colegas e amigos". Quem tem conta no Dopplr sabe que é um site com um conceito simples e simples de usar. Comecei a usá-lo nos últimos meses do ano passado com a curiosidade de saber o que é e a vontade de conseguir disponibilizar informação sobre onde ando. Como diz o site, se as pessoas souberem onde estou, pode ser que nos consigamos organizar e agendar umas conversas. Ou pode ser que consiga receber dicas de coisas a fazer e sítios a visitar de pessoas que conheço e em que confio.

As viagens de Obama no Dopplr

Relatório anual criado pelo Dopplr com base nas viagens de Barack Obama em 2008

Quem tem conta no Dopplr terá certamente recebido, nesta última semana, um relatório ilustrado das suas viagens no ano de 2008. (A título de exemplo até criaram um relatório Dopplr para o Barack Obama.)

O relatório está muito bem concebido e é muito bonito. Uma pesquisa na Internet por "Dopplr report" produz imensos resultados, na sua maioria sites de pessoas que, orgulhosamente, mostram um registo das suas viagens. Em cima da secretária de alguns dos meus colegas, vi hoje alguns relatórios pessoais impressos.

Se pensarmos bem e nos perguntarmos qual o propósito ou o valor acrescentado que este relatório traz aos utilizadores do Dopplr, a resposta é, provavelmente, "muito pouco". No entanto, se pensarmos no valor desta iniciativa para o Dopplr e para a sua comunidade de utilizadores, a resposta será outra.

Ao produzir estes relatórios, o Dopplr está a gerar uma enorme publicidade à sua volta. É muito natural que quem não conhece o site e se depara com estes relatórios queira ir dar uma espreitadela e até talvez criar uma conta. Por seu lado, quem já tinha conta, é capaz de passar a usar muito mais, registando todas as suas deslocações, na esperança de ter um relatório (ainda) mais interessante para o ano.

Ora, se mais pessoas registam as suas deslocações no Dopplr, mais probabilidade há de o site poder detectar coincidências geográficas o que é, afinal de contas, o objectivo do site. E aqui está o valor para a comunidade.

Claro que não tenho números para poder dizer se, realmente, esta iniciativa teve o impacto de que estou a falar, mas quase aposto que estará a ter.Quando nos sentarmos a pensar em criar ou fomentar comunidades, vale a pena pensar o que temos para lhes dar em troca. Qual é a pequena coisinha que poderá ajudar a cimentar a comunidade, criando a boa vontade e fazendo renascer a energia nos seus membros? Esta pequenina coisa pode ser um jantar de grupo, um email de parabéns pelo seu primeiro aniversário enquanto membro da comunidade, um certificado comprovando a participação da pessoa enquanto membro da comunidade, etc.. Uma coisinha. Uma coisinha simples que pode ter um grande impacto na comunidade.

Leave a reply