Como fazer crescer o seu Blog ou a sua Comunidade

Graças a um post do 2.0 Webmania, descobri um post intitulado "21 Ways to Write Posts that Are Guaranteed to Grow Your Blog". Não sou bem o género de pessoa que escreve posts a pensar se vão, ou não, atrair muita atenção. Apesar disso, achei a lista apresentada bastante interessante porque me fez pensar até que ponto se poderia aplicar a comunidades (em vez de a blogs).

Quantas destas 21 coisas poderiam ser usadas para ajudar a criar e manter comunidades? Falei no último post da importância de dar algo aos membros para que toda a comunidade possa beneficiar da energia e boa vontade colectivas. Se formos a ver, muitos dos items na lista têm a ver com dar: "útil", "tornar as pessoas mais espertas", "ajudar as pessoas a concretizar", "oferecer sentimento de pertença", "interpretar ou traduzir notícias", "inspirador", "resolver um problema", "poupar tempo ou dinheiro", e "ser um recurso". Tudo isto são vantagens para os indivíduos que, vendo benefícios directos, mais facilmente se tornarão activos e empenhados no sucesso da comunidade.

Penso que seria interessante ter esta lista (ou uma outra parecida) por perto na altura de criar uma comunidade ou no dia-a-dia de facilitar um grupo de pessoas que se pretenda coeso e entusiasmado o suficiente para, colectivamente, poder gerar benefícios colectivos e individuais. Quem sabe podemos aqui começar a pensar numa lista mais adaptada...

Leave a reply