Gestão de Conhecimento Organizacional: objectivos, desafios e ferramentas

Os slides que usei durante a apresentação realizada, a semana passada, no edifício do Instituto Superior Técnico no campus do Taguspark, estão agora disponíveis.

Aproveito para dizer que estou a repensar alguns dos "modelos" apresentados, especialmente a repensar alguns dos vocábulos sugeridos (o nome dos processos de conhecimento, por exemplo). Digo-o aqui, publicamente, como um compromisso de trabalhar nisso e não deixar que o dia-a-dia vá empurrando esta actividade para o fundo da lista de prioridades.

Para além disso, digo-o também em jeito de convite para que enviei as vossas sugestões e comentários relativamente ao conteúdo apresentado.

Ah, e se se perguntarem como consigo falar durante 90 minutos recorrendo apenas a estes poucos slides, recomendo que dêem uma olhado à regra 10/20/30 de Guy Kawasaki da qual tomei conhecimento nos últimos dias graças ao Álvaro Gregório.

6 comments

    • Ana Neves 26 Maio, 2009 at 15:26 Responder

      Obrigada, João. Ainda bem que pode estar presente.

      Também eu espero que possam haver outras apresentações em breve para poder continuar a conversa que se iniciou na sequência desta.

  1. Bruno Reis 28 Maio, 2009 at 10:15 Responder

    Olá Ana, reitero aqui o agradecimento pela oportunidade de ter assistido à sua apresentação. Vamos falar em breve. O assunto não está esquecido 🙂

  2. Eduardo Martins 26 Junho, 2009 at 19:10 Responder

    Olá Ana, tudo bem?

    Sua apresentação está disponível para captura em algum sítio web? Em caso negativo, existe a possibilidade de obtê-la para que a equipe de trabalho à qual fui recém-agregado possa assisti-la? Trabalho atualmente em uma célula da organização denominada Gestão do Conhecimento e Pessoas. A organização é de TI e é pública.

    Estou adentrando esse fascinante mundo da GC, inicialmente por meio de textos conseguidos na Internet.

    É possível a você sugerir-me algumas leituras, do ponto de vista de alguém que se quer iniciar na arte?

    Grato pela atenção.

    Em tempo, muitíssimo grato pelo texto sugerido (Guy Kawasaki), é simplesmente maravilhoso!

    Eduardo

  3. Ana Neves 29 Junho, 2009 at 15:34 Responder

    O ficheiro da apresentação não está actualmente disponível para download. Mas porque não enviar o endereço desta página ou da apresentação no SlideShare para que os seus colegas possam visualizar directamente da Web? Tem restrições na sua organização?

    Se não for mesmo possível ver a apresentação online, por favor diga que eu vejo como ajudar.

    Quanto a outras referências, e tirando todo o material disponível aqui no KMOL, posso sugerir o livro “Complete Idiot’s Guide To Knowledge Management” de Melissie Clemmons Rumizen. Ainda não tive o prazer de o ler pessoalmente mas, tendo em consideração todas as reviews e comentários de várias pessoas que conheço, parece ser um recurso valioso para quem está a começar.

Leave a reply