De regresso do Brasil e de partida para o Brasil

A semana passada estive no Brasil. Comecei a semana no Rio de Janeiro a trabalhar com a Petrobras. Terminei a semana em São Paulo assistindo ao evento de encerramento do Prêmio Intranet Portal 2009 e fazendo uma palestra para colaboradores da Prefeitura de São Paulo e conversando com convidados do Governo do Estado de São Paulo (como já aqui havia comentado).

Devido aos outros compromissos, apenas pude estar presente no primeiro dia do evento do Prêmio Intranet Portal. Achei interessantes os resultados do estudo Global Intranet Survey realizado por Jane McConnell e a apresentação do Rodrigo Baroni valeu bem a pena por alguns exemplos interessantes que referiu.

Se a parte da manhã foi interessante, a parte da tarde, com a apresentação detalhada dos vencedores dos dois Grand-Prix foi-o ainda mais. Foi extremamente interessante ouvir a partilha de Timóteo Tangarife representando o trabalho realizado pela Eletrobrás no seu portal e de Ângela Guimarães, Directora de Gestão de Conhecimento na Documentar.

Muito interessante ver a forma como o background das pessoas que lideram estes projectos influencia tanto o tom, a funcionalidade, os objectivos, as prioridades e a forma de avaliar o sucesso das intranets. E, ao mesmo tempo, ver como duas intranets tão distantas são tão eficázes na resposta às muitas necessidades de comunicação e partilha destas duas organizações.

Os meus mais sinceros parabéns aos vencedores e votos de bom trabalho para todos aqueles que participaram no Prêmio. E também para aqueles que, sem terem participado, trabalham para a construção de mecanismos que facilitem o fluxo de conhecimento e informação nas organizações.

Foi para mim uma honra ter sido convidada para uma das três palestras que, para além das aulas, compuseram o plano de formação elaborado pela FUNDAP em nome do Governo do Estado de São Paulo para colaboradores da Prefeitura.

No final da apresentação ouvi os títulos dos projectos que os "alunos" estão a delinear no âmbito do curso e fiquei extremamente curiosa para ver quais serão os três vencedores. Esses serão depois concretizados com o financiamento da Prefeitura. Espero que a série de exemplos de utilização de ferramentas sociais que apresentei possa servir para dar ideias para alguns desses projectos.

Depois de 5 dias no Brasil, não consigo pensar numa só pessoa que não tivesse sido simpática para comigo. Não tenho palavras para agradecer a quem teve a paciência de me acompanhar, de partilhar comigo algumas das vistas, das histórias, dos hábitos e dos vocábulos brasileiros.

Daqui a pouco mais de uma semana há mais Brasil para mim. Desta vez, irei até Curitiba para apresentar no KM Sul 2009 e para ministrar um curso sobre o papel das redes sociais como suporte à gestão de conhecimento organizacional. Tanto o evento como o curso são organizados pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento.

Até lá!

TagsBrasil

2 comments

  1. José A. Santos 4 Dezembro, 2009 at 22:35 Responder

    Prezada Ana,

    Se ao menos tê-la visto fico honrado e agradecido por ter visitado meu país. Certamente deixaste encantamentos por onde passastes. Quanto daria par vê-la em Curitiba? Quanto daria para inteirar-me mais sobre o trabalho que desenvolves tendo como centro a gestão do conhecimento.

    Rogo à Divina Sabedoria por tí, que te mantenha as forças e o entusiamo por esse tema que também é minha grande paixão.

    Forte abraço!

    José Aparecido dos Santos

Leave a reply