Yoikee

Yoikee Creator

Keinoby é uma jovem empresa espanhola criada fundada por Gorka Puente, que se prontificou a falar comigo esta manhã.

Com um Doutoramento em Informática e um passado em investigação nas áreas da Web 2.0 e da gestão de conhecimento, Gorka Puente viu uma oportunidade de associar mapas mentais e espaços de trabalho em plataformas wiki.

Para empresas que começam a usar wikis, a estruturação dos espaços é provavelmente um dos maiores desafios. Deve estar tudo arrumadinho ou devemos deixar que a estrutura vá emergindo? Deve ser uma estrutura com muitos ou poucos níveis? Usar mapas mentais para pensar um tema e usar esses mapas como estrutura para os espaços de trabalho a criar é, na verdade, uma forma interessante e inovadora.

Logo da Yoikee CreatorGorka percebeu essa oportunidade e a Keinoby lançou recentemente o Yoikee Creator.

O Yoikee Creator está disponível como Confluence plugin.

Inicialmente, Gorka trabalhou com MediaWiki e Freemind. Percebeu no entanto que ter de lidar com duas ferramentas não era uma opção agradável. Optou então por criar um plugin para uma plataforma wiki já no mercado. O Confluence foi a sua escolha porque:

  • tem uma grande base de utilizadores
  • oferecer um ambiente completo para desenvolvimento  (documentação, APIs, etc.).

Como se pode ler no site, “Yoikee Creator allows users to create wikis structure by means of mind maps” onde cada nó se torna uma página.

"O Yoikee Creator permite aos utilizadores criar uma estrutura de wiki através de mapas mentais"

Cada mapa mental pode ser usado para criar um espaço mas pode também ser guardado como molde para futuros espaços. Ajuda assim com a tarefa de wiki scaffolding. Um exemplo pode ser um mapa mental para lançamento de um novo produto. Ou para um novo cliente.

Yoikee Creator - mapa mental

Mapa mental criado no Yoikee Creator

Yoikee Creator - criar espaço de trabalho

Caixa de diálogo para a criação de um espaço de trabalho com base no mapa mental

Estes mapas mentais podem ser exportados como ficheiros com extensão .mm (compatíveis, por exemplo, com o Freemind). Podem também ser importados do Freemind ou do MindMup.

Yoikee Creator - estrutura do espaço de trabalho

Estrutura do espaço de trabalho criado pelo Yoikee Creator com base no mapa mental

O breve vídeo abaixo (1'40'') mostra como funcionado o Yoikee Creator.

Sim, é mesmo simples!

Qualquer utilizador com permissão para criar um espaço pode criar um a partir de um mapa mental do Yoikee. As permissões do espaço criado e das respetivas páginas têm depois de ser definidas através da interface normal de administração. O Gorka diz que estão a planear implementar a possibilidade de definir permissões diretamente no mapa mental. Eu pessoalmente não vejo isso como uma prioridade.

Para mim, faria mais sentido criar um plugin complementar que os utilizadores possam usar e incluir em páginas wiki. Dessa forma, podem beneficiar da funcionalidade associada como comentários, etiquetas, versões, etc..

EasyMind e o Gliffy, outros plugins Confluence, já o fazem. No entanto, não permitem criar espaços a partir dos mapas. Um plugin que combinasse estes dois pontos seria muito, muito interessante!

O Yoikee Creator, incluindo a sua documentação, está disponível em três línguas: espanhol, inglês e alemão. Pode ser encontrado no Atlassian Marketplace, e existe a possibilidade de o experimentar durante 30 dias a custo 0.

A Keinoby já está a trabalhar no seu segundo plugin. O Yoikee Organizer deverá ser lançado no primeiro trimestre de 2014 e vai ajudar com o “wiki gardening”, isto é, com a manutenção de espaços de trabalho bem estruturados. O novo plugin vai permitir ver a estrutura de qualquer espaço de trabalho como se de um mapa mental se tratasse. Os utilizadores podem depois arrastar os nós do mapa conforme considerem adequado, estando efetivamente a (re)estruturar o espaço.

Yoikee vem da junção da palavra japonesa "Yoi", que significa fácil, e Kee /ki/ que representa wiKI. "Wiki fácil", ou facilitar a utilização de wikis, é o propósito do Yoikee. Acredito que consiga ajudar.

Leave a reply