Bebé numa caixa - ao estilo finlandês

Uma boa prática... na prática

A 4 junho de 2013, a Magazine da BBC publicou uma reportagem sobre as caixas de maternidade (maternity boxes) distribuídas gratuitamente pelo Governo Finlandês como forma de encorajar as mães a ir ao centro médico para os cuidados pré-natais, reduzir a mortalidade infantil, e garantir um início de vida condigno para todos os bebés no país. Em 18 meses, a reportagem foi lida por mais de 10 milhões de pessoas. Mas o impacto da reportagem não se ficou pelo número de leituras.

Um novo artigo da BBC, publicado no passado dia 4 de abril, fala das empresas criadas, das ações levadas a cabo, e das iniciativas lançadas fruto da inspiração oferecida pelo texto de há 3 anos. Este é um fantástico exemplo:

  • do papel que a comunicação social, e o jornalismo (de reportagem) online, pode ter na sociedade (sobre isso pode ler-se uma entrevista a Stephen Mulvey, editor de assuntos internacionais da BBC Magazine);
  • de como uma idea pode ser replicada, sempre com as necessárias adaptações ao contexto específico (a caixa de maternidade na Índia inclui redes para evitar a propagação da malária; na África do Sul a caixa é de plástico para que sirva de banheira, já que as mães fazem questão que o bebé durma na cama com elas).

O segundo ponto é, de facto, o que caracteriza uma boa prática: uma ideia que, implementada num contexto com sucesso, pode ser implementada num outro contexto depois de consideradas e efetuadas as adaptações necessárias.

Foto "Finnish-style baby box" de Matthew Yglesias no Flickr

Leave a reply