Folha de Reflexão - por Ana Neves

Refletir. Contextualizar. Aplicar.

Quando planeio um workshop ou uma sessão de formação, procuro deixar algum tempo no final para que os participantes possam refletir sobre o que ouviram, contextualizando-o à realidade da sua organização. Penso que todos sabemos como é ir a uma formação, vir de lá cheios de ideias mas entrar tão rapidamente na rotina que acabamos por não tirar verdadeiro proveito do que ouvimos.

A semana passada, enquanto preparava um workshop sobre gestão de conhecimento, resolvi criar uma folha de trabalho - chamem-lhe uma "folha de reflexão" se preferirem - para orientar os participantes nesse processo.

Considero que deve ser usada individualmente se a formação envolver pessoas de várias organizações, mas que pode servir para uma reflexão conjunta se a sessão de trabalho contar com pessoas de apenas uma organização.

Partilho convosco a folha que criei na esperança de que possa ser útil. Partilho-a com licença Creative Commons Share Alike também na esperança de que a possam melhorar e partilhar as vossas melhorias com todos nós.

Aceder à folha de reflexão em formato PDF

Boas reflexões!

2 comments

Leave a reply