Capa do podcast Outliers com entrevista a Ravi Venkatesan

"Sairemos desta crise menos estúpidos?"

Ontem ouvi o primeiro episódio da nova série do podcast Outliers dedicada ao tema da resiliência. Neste primeiro episódio, intitulado “Hobson’s choice of saving lives versus livelihoods”, Pankaj Mishra entrevista Ravi Venkatesan.

Ravi tem um currículo impressionante: é o Representante Especial da Unicef para os Jovens, fundador da Global Alliance for Mass Entrepreneurship (GAME) e membro da administração da Rockefeller Foundation. Anteriormente, e entre vários outros cargos, foi Chairman do Bank of Baroda, da Microsoft India, da Cummins India, e da Infosys Ltd.

Nesta entrevista de 40 minutos, Ravi pega na sua experiência e conhecimento para apresentar recomendações a líderes de pequenas, médias e grandes empresas sobre como navegar esta crise que, segundo ele, vai causar “extinção em massa de empresas e empregos”.

Recomendo vivamente esta entrevista mas, para quem não puder ouvir, ficam aqui algumas das ideias que mais se destacaram para mim:

  • o mundo depara-se com o dilema de salvar vidas (lives) ou salvar condições de vida (livelihoods);
  • a despesa de uma pessoa é o lucro de outra;
  • se a sua organização tem de parar ou reduzir produção e enviar pessoas para casa (com salário), peça-lhes que aproveitem para falar com clientes ou potenciais clientes e que reportem à empresa os insights que forem recolhendo – estes podem ser fonte de ideias para novos produtos e serviços e irão sempre aproximar os seus colaboradores dos clientes que trabalham para servir;
  • prepare-se para o pior cenário mas continue a trabalhar para criar o melhor;
  • tempos de crise também são tempos de oportunidade - aborde os seus clientes com ideias de como os pode ajudar a poupar;
  • "Uma cicatriz também é uma medalha de honra";
  • sairemos desta crise mais fortes e resilientes - mas será que sairemos menos estúpidos?

Muito para pensar e várias ideias para agir, certo?

Leave a reply