MSX International

MSX Iberia

De acordo com o site da MSX International esta empresa americana "é uma fornecedora global líder em soluções empresariais para a indústria automóvel. Temos experiência prática nas melhores áreas do sector automóvel, em tecnologia de ponta e em detalhes que irão ajudá-lo a impulsionar a eficiência e os lucros da sua empresa".

Com cerca de 4000 colaboradores a nível mundial, a empresa está em 15 localizações sendo uma delas a Península Ibérica onde conta com a experiência de 210 colaboradores.

Não contando com uma intranet que permitisse aos seus colaboradores trocar ideias, partilhar boas práticas, registar informação sobre projectos, tirar dúvidas, etc., um chefe de equipa "inquieto, curioso e tremendamente explorador", Luis Cebrecos, resolveu criar e disponibilizar um fórum de discussão para os colaboradores do departamente de garantias da MSX Iberia. Isto foi em Junho de 2006.

O sucesso inicial do fórum foi tanto que "[a]o ver o êxito e o potencial da ferramenta para fomentar a gestão de conhecimento e a comunicação interna das equipas que trabalham fora do escritório [...], em Agosto de 2008 a MSX decidiu estender o fórum a todos os empregados da Ibéria". Ainda nas palavras de Natalia Rubio, Manager de Recursos Humanos da MSX Iberia, "[c]onstruímos no fórum um espaço para consultas técnicas, novidades na nossa indústria, quem é quem na nossa empresa, tendências da gestão, etc.. Encorajamos os empregados a ir ao fórum partilhar o seu conhecimento com os outros".

Natalia Rubio

Natalia Rubio, Manager de Recursos Humanos da MSX Iberia


O fórum alberga conversas sobre os mais variados temas. Desde discussões política-sociais que habitualmente geram o maior interesse, às recomendações de restaurantes, ao esclarecimento de dúvidas e à partilha de informação sobre os objectivos de um determinado projecto.

O nível de participação é bastante bom e o fórum é já o recurso preferencial para alguns colaboradores. Apesar da língua usada ser o castelhano, Natalia pensa que tal não tem sido deterimental à participação dos colaboradores portugueses.

Ainda assim, e de acordo com Natalia, "a participação é desigual: algumas pessoas têm mais de 500 posts e muitos outros não passam de uma dezena. Orientamos o fórum como um espaço onde cada pessoa escolhe como, quanto e onde participa, pelo que, ainda que encorajemos muito a utilização, a participação é totalmente voluntária". Duas das formas que já usaram para incentivar a participação foram um concurso de valores e a promoção do fórum através da revista interna.

Newsletter

Recorte de uma das newsletters produzidas pela MSX Iberia e onde é apresentado o concurso de valores


A empresa não tem grandes preocupações com a avaliação do impacto causado pelo fórum mas acompanha a evolução do número de colaboradores que utiliza o fórum. Esse número está actualmente nos 90%.

A manutenção técnica do fórum continua a cargo de Luis Cebrecos e Iván García, enquanto que Natalia Rubio, enquanto Manager de RH, assume funções de actualização de conteúdo e moderação dos grupos.

Olhando para estes 4 anos de criação, crescimento e utilização do fórum, Natalia sente que deveriam ter procurado envolver a direcção da empresa de forma mais activa. Mas, porque o passado já lá vai, o que a MSX Iberia quer agora é desenvolver uma ferramenta para gestão de conteúdos e continuar alimentando o fórum.

A MSX Iberia não dispõe actualmente de uma estratégia de gestão de conhecimento. No entanto, a estratégia, da qual o fórum será certamente parte fundamental, está a ser preparada pelo departamento de Recursos Humanos com a ajuda de Luis Cebrecos e Iván García, chefes de equipa com larga experiência em informática e gestão.

Leave a reply