Tecnisa

Tecnisa

A inovação faz parte dos processos de criação e utilização do conhecimento organizacional. Assim, faz parte integrante dos processos que devem ser observados pela gestão de conhecimento.

Gostamos aqui de partilhar práticas de inovação nas organizações mas nada nos dá mais prazer do que partilhar práticas de inovação, elas próprias inovadoras.

É o caso de uma de que aqui falamos hoje: o Fast Dating Tecnisa.

A http://www.tecnisa.com.br é uma empresa brasileira, que se insere "entre as maiores e, sobretudo, melhores construtoras e incorporadoras do Brasil", como se pode ler no seu site.

Enviámos algumas questões à equipa responsável pelo iniciativa do Fast Dating Tecnisa. Seguem-se as respostas de Denilson Novelli, gerente de e-business.

Como descreve o Fast Dating em 140 carateres?

O Fast Dating é um evento que dá 20 minutos para que startups e empreendedores apresentem suas ideias ou serviços inovadores para a Tecnisa.

O que levou a Tecnisa a ter esta ideia, ela própria bastante inovadora, para recolher boas ideias?

A ideia do evento aconteceu pela quantidade de empresas que entram em contato com a Tecnisa para apresentar novas propostas e também pelo tempo consumido dos gerentes nestas reuniões. Então, com o Fast Dating, é agendado um dia específico para esses encontros e otimizado o tempo de cada apresentação em 20 minutos. Se a ideia for interessante para a Tecnisa uma nova reunião é agendada, desta vez, sem limite de tempo.

Quando se realizou a primeira sessão?

A primeira sessão de Fast Dating foi em agosto de 2011 e desde então, foram realizados 9 encontros. Começamos com uma sessão a cada 30 dias, mas passamos neste último mês, para cada 15 dias.

Quantas ideias já foram apresentadas? E quantas já mereceram uma segunda reunião sem cronómetro?

Temos até o momento 68 empresas atendidas, sendo que tivemos um segundo encontro com 18 empresas.

Qual é o vosso balanço do Fast Dating até à data?

O Fast Dating Tecnisa tem até o momento 210 empresas cadastradas, 9 encontros, 68 empresas atendidas e 10 negócios fechados.

Acredito que o Fast Dating seja apenas uma de várias outras iniciativas na vossa estratégia de inovação. Podem falar de outras iniciativas que tenham interna ou externamente?

Exatamente. Além do Fast Dating, que é a inovação aberta para fornecedores, temos o portal Tecnisa Ideias, como um canal próprio para open innovation, mas também uma histórica forte presença em mídias sociais. Além desses canais para o público externo, a Tecnisa conta com uma área focada em Pesquisa e Desenvolvimento e Comitês Internos para discutir inovações. Em alguns momentos também recorre à Consultorias externas.

Denilson Novelli, gerente de e-business da Tecnisa

Denilson Novelli, gerente de e-business da Tecnisa

Quais as que consideram estar a ter melhores resultados?

Tanto o Fast Dating como o Tecnisa Ideias estão superando nossas expectativas. O mais importante é contar com a inteligência coletiva para conseguirmos inovar sempre, daí a colaboração das pessoas comuns e dos empreendedores ser fundamental para a companhia. Hoje, cerca de 60% das inovações da empresa partem destas duas plataformas.

E as que têm ficado aquém das expetativas?

Com estes novos cenários de colaboração, as consultorias externas tem perdido participação e freqüência de contratação.

Há quanto tempo existe o Tecnisa Ideias?

O Tecnisa Ideias possui quase 2 anos e já chegamos a números como 1161 ideias enviadas e 35 ideias já implementadas.

Qual a aceitação que tem por parte dos colaboradores?

A aceitação é muito boa pois abrimos as portas para qualquer startup, independente do tamanho, quantidade de funcionarios ou faturamento. Se a ideia é boa e pode ser aproveitada pela Tecnisa, nós incentivamos e tentamos executar o projeto.

1 comment

  1. TECNISA SA 2 Abril, 2012 at 16:29 Responder

    Olá, tudo bem? Obrigado por citar a TECNISA. Para mais informações, estamos à disposição.

    Gerência de Redes Sociais TECNISA

Leave a reply