Puzzle de parede na sala da INOVA

Inova - Ministério de Planejamento do Brasil

Quando, em março de 2016, à equipa Inova do Ministério de Planejamento do Brasil se juntou um grupo de colegas transferidos de outras áreas do Governo Federal, todos na equipa sentiram necessidade de “quebrar o gelo”.

Não sendo possível fazer alterações na grande sala onde agora trabalham 32 pessoas, surgiu a ideia de, numa das paredes, colocar um puzzle gigante: algo que desse vida ao espaço mas, essencialmente, que servisse para aproximar as pessoas e gerar momentos de conversa informal.

Um dos colegas comprou o quadro metálico; outro comprou o puzzle; e uma colega pacientemente colou um íman por trás de cada uma das peças.

É uma daquelas pequeninas iniciativas, uma ideia bem simples, mas que pode ter um grande impacto na dinâmica de uma equipa e na partilha de conhecimento.

1 comment

  1. Leticia Strehl 6 Maio, 2019 at 17:50 Responder

    Na Biblioteca Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, RS, Brasil) também temos uma ótima experiência com quebra-cabeças! Usamos para atrair usuários, como metáfora de nosso projeto de desenvolvimento de competências informacionais. Além disso, ele é ótimo para integração da equipe! Vai fazer 1 ano que começamos aqui na Biblioteca e nunca mais abrimos mão dele. Estamos no 5o. quebra-cabeça (quase fechando 16 mil peças montadas em 1 ano). Alguns chamam “a Biblioteca do quebra-cabeça “. Nós gostamos do apelido
    Um vídeo sobre o projeto está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qBEh9gb009k

Leave a reply