Robert Buckman

Robert BuckmanFoi com simplicidade que Bob Buckman abriu um pouco das janelas que espreitam para a sua vida pessoal e quotidiana.

Bob, é considerado um exemplo de gestão/liderança pelo que fez na Buckman Labs. Como se vê?

Vejo-me como uma pessoa que abre janelas de oportunidade para que outros mostrem aquilo de que são capazes. Encontrei grande satisfação a ver o sucesso dos outros.

Por isso, tento remover obstáculos que impeçam as pessoas de seguir o seu destino. É incrível aquilo que as pessoas fazem se lhes for dada uma oportunidade.

O que teria feito diferente?

Provavelmente uma série de coisas e, ao mesmo tempo, nem tantas assim. Olhando para trás, teria casado muito mais cedo com a minha actual esposa. Adiei demais o paraíso.

Esperava ter conseguido movimentar a empresa mais além e mais depressa em direcção ao que hoje consideramos uma organização conduzida pelo conhecimento (Knowledge Driven Organization). Não tenho certeza de quão depressa se pode mudar a cultura de uma organização, mas esperava que tivéssemos conseguido chegar mais além e mais depressa. Ainda temos um longo caminho para andar. Talvez essa visão venha do facto de conseguir olhar por cima da montanha e ver o que está do outro lado.

Defende dias de trabalho curtos. Como seria um dia ideal?

Não estou certo de defender dia de trabalho curtos. Quando trabalho, tendo a trabalhar muito afincadamente durante longos períodos de tempo. No que e acredito é em fazer pausas frequentes. Se vai trabalhar muito, faça-o de manhã cedo e deixe a diversão para mais tarde.

Como são os seus dias?

Começo, tipicamente, a ver o meu e-mail por volta das 5 da manhã. Esta actividade estende-se por 2 ou 3 horas e depois paro para o pequeno-almoço. Depois vou para o escritório e trabalho até muito depois da hora de almoço. Costumo parar por volta das 4 da tarde e faço exercício durante algum tempo antes de jantar. Costumo ir para a cama bastante cedo.

O que costuma ler?

Além das habituais leituras de negócio, leio muitos livros de mistério e westerns para escapar e relaxar.

Como lida com os e-mails?

Um por um. Falando a sério, uso as funcionalidades do Microsoft Outlook para organizar o meu e-mail à medida que vai chegando de forma a que possa focar os mais importantes que me são dirigidos. Lido primeiro com estes e só depois com aqueles em que fui copiado.

Quais são os seus objectivos pessoais e profissionais?

Os meus objectivos pessoais neste momento da minha vida são gozar a minha esposa à medida que avançamos na nossa vida, cuidar da minha família, gozar os meus netos, pescar e jogar golf e fazer ski no Inverno.

Os meus objectivos profissionais são partilhar o que sei para ajudar outros a ter sucesso neste mundo em rápida mudança.

Leave a reply