Peter West

Peter West tem o seu próprio weblog onde, dia após dia, partilha as pérolas que encontra na Internet. O tempo que dedica a este projecto faz parte do seu desenvolvimento profissional e é a concretização da sua paixão pela partilha de conhecimento. Peter West fala-nos sobre blogs e sobre o que levou a criar o seu próprio blog - SynapShots.

O que são blogs?

Aqui está a definição do Whatis.com - "1) Um Weblog (às vezes escrito como 'web log' ou 'weblog' [or 'blog']) é um web site de origem pessoal ou não-comercial que usa um formato de registo datado e que é actualizado diariamente ou com muita frequência com nova informação sobre um determinado tópico ou vários tópicos. A informação pode ser escrita pelo dono do site, recolhida de outros web sites ou fontes, ou contribuída por utilizadores... Um web log tem muitas vezes a qualidade de ser um tipo de 'registo dos nossos tempos' através de uma certa perspectiva. Geralmente, os Weblogs são dedicados a um ou mais assuntos ou temas, normalmente de interesse tópico, e, geralmente, pode ser entendido como comentários em desenvolvimento, individuais ou colectivos nos seus temas. Um Weblog pode consistir nas ideias registadas de um indivíduo (um tipo de diário) ou ser uma complexa colaboração aberta a qualquer pessoa. A maioria destes últimos são discussões moderadas..."

Na sua forma mais simples, um blog consiste numa série de entradas de texto intituladas e com selo temporal. Funcionalidades adicionais incluem: apontadores para outros web sites, formatação avançada, gráficos de informação, áudio ou vídeo, documentos para download, comentários, conversa em tempo real, capacidade de pesquisa interna/externa, subscrição de newsletter, linha noticiosa, sindicância, categorias e arquivo de conteúdo.

Para que podem ser usados?

Os blogs representam uma forma simples de comunicar electronicamente os seus pensamentos, ideias e recursos. O interface relativamente simples torna os blogs acessíveis a todos os utilizadores de Internet (e/ou Intranet). O facto de que o indivíduo controla o quê, como e quando o conteúdo é publicado, permite um grau de liberdade que não tem estado disponível à maioria dos utilizadores da Internet. Comunidades de indivíduos com interesses comuns podem-se formar muito rapidamente. O contágio de ideias e a partilha de informação acontecem à velocidade da luz.

Que papel podem desempenhar numa organização?

Os atributos que tornam os blogs atraentes para os indivíduos também beneficiam as organizações. Globalmente, as organizações têm-se comprometido a tornarem-se organizações aprendentes. Possibilitar que os indivíduos aprendam e cresçam estão no centro deste compromisso. Os blogs podem desempenhar um papel na actualização e no envolvimento de indivíduos. Eles terão o poder (e a responsabilidade) de expandir as formas pelas quais se conectam e partilham. Os indivíduos também terão uma oportunidade de comunicar a sua "marca" - o seu capital intelectual único - de forma mais alargada. O fluxo de conhecimento numa organização pode ser altamente melhorado através de "blogging" eficaz. Tal como qualquer outra ferramenta ou tecnologia, deve-se estabelecer inicialmente a adequação cultural, a acessibilidade e as instruções de uso.

Gasta muito tempo a actualizar o seu blog. Como se sente em relação a isso?

O conteúdo do SynapShots é direccionado aos trabalhadores do conhecimento.

Tentar mantermo-nos actualizados em campos de rápida alteração como a gestão de conhecimento, o capital intelectual, as aprendizagens individual, de equipa e colectiva, a mestria pessoal, a gestão de melhores práticas, as ferramentas e tecnologias de informação - para além da nossa área pessoal de especialização - é um desafio universal que se coloca aos trabalhadores do conhecimento. Não acredito que esta actualização possa acontecer em isolamento: interagir e partilhar com outras pessoas é essencial (divertido e saudável).

Dado este contexto, é importante diferenciar como gasto o meu tempo:

  • tempo de recolha - descobrindo material relacionado com os tópicos acima descritos. Todos os dias dedico no mínimo uma hora do meu tempo livre a rever os ítems capturados pelo meu simples, ainda que poderoso, ambiente de recolha de informação;
  • tempo de selecção - escolhendo os ítems para publicar em cada dia. Eu pessoalmente avalio cada ítem em relação à sua qualidade, relevância e actualidade. Também tento publicar ítems que se complementem. Isto requer aproximadamente uma hora por dia. (Durante a semana, tento distribuir as entradas pelos campos descritos anteriormente.);
  • tempo técnico - publicar (e verificar) as entradas diárias no blog e na newsletter SynapShots. Isto demora cerca de uma hora por dia;
  • tempo administrativo - actualizar o index de pesquisa e manter o arquivo. Isto demora uma hora por semana.

Considera que vale a pena?

Como trabalhador de conhecimento, estou apaixonadamente comprometido a aprender e partilhar. Publicar entradas no SynapShots representa uma forma de partilhar. Faço a recolha e a selecção como parte do meu próprio desenvolvimento profissional. Considero que o adicional tempo técnico e administrativo são um pequeno preço a pagar para interagir e partilhar com outras pessoas. Consigo considerável satisfação pessoal por partilhar os recursos que encontro. A minha rede de contactos profissionais tem expandido como resultado do blog.

Os blogs têm alguma limitação? Quais e porquê?

Os blogs representam uma forma de comunicar. Por natureza e desenho, as entradas nos blogs são concisas. Isto limita o que é publicável.

O que irá suceder aos blogs?

A comunicação inter-pessoal e a tecnologia de informação irão continuar a convergir e evoluir rapidamente. Os avanços tanto na tecnologia móvel como no interface de utilização vão alterar radicalmente a forma como as pessoas comunicam e trocam informação - as fronteiras de tempo e espaço continuarão a desaparecer. Uma ideia do que isto significa no futuro pode encontrar-se no texto Smart Mobs de Howard Rheingold (http://www.smartmobs.com). Para além dos reais benefícios, estes avanços irão colocar novas desafios aos nossos direitos, à nossa ética, e ao balanço entre a nossa vida pessoal e profissional.

O que é necessário para criar um blog?

  1. Algo para dizer e/ou partilhar
  2. Tempo e acesso a um computador
  3. Uma conta ou software de blogging.

Entre as ferramentas comuns de blogging encontram-se:

Leave a reply