Dramatic Success!: Theatre Techniques to Transform and Inspire Your Working Life

Dramatic Success - capaUm era director teatral; o outro um gestor de empresas. Actualmente trabalham em conjunto, oferecendo consultoria a empresas como a HP, a Vodafone, a Lloyds TSB, a VISA, e outras. O que os torna diferentes de outros consultores é a forma como eles recorrem a técnicas teatrais para iluminar os problemas organizacionais com focos diferentes.

Escrito muito à semelhança de um guião de teatro, o livro inclui três actos, cada um com três cenas.

O primeiro acto é sobre o indivíduo. É sobre como se entender a si mesmo de forma a tornar-se um melhor actor e um indivíduo mais satisfeito. É sobre conseguir:

  • conexão pessoal - sentir-se alinhado com a empresa;
  • poder pessoal - controlar e responsabilizar-se pelo que está a acontecer; e,
  • talento pessoal - ter as competências certas para vencer.

A conexão entre os indivíduos e entre estes e a organização não resulta de empregar apenas pessoas com ideias semelhantes, mas pessoas com aspirações semelhantes. Não é o dinheiro que conduz a desempenhos excelentes: é a conexão com a empresa.

Uma imagem interessante introduz cinco atitudes diferentes: "coitadinho de mim" e acusador (ambos vitimas), jogador, pioneiro e criador (os seleccionadores). Cada pessoa na nossa organização encaixa-se numa destas categorias.

O segundo acto é sobre a equipa. É sobre equipas ACE: equipas alinhadas, criativas e exploradoras. Sabem o que estão a fazer e para onde vão, têm ideias de como lá chegar de forma mais eficaz, e exploram oportunidades internas e externas.

Esta parte do livro é, essencialmente, sobre liderança. É, para mim, a melhor parte do livro. É uma abordagem inspiradora à liderança que compara o papel do líder ao do director teatral. Até que ponto mandar e até que ponto deixar andar? Até que ponto demonstrar e até que ponto inspirar?

Este acto é também sobre como construir uma equipa, tornando-a mais do que a soma das suas partes.

O terceiro e último acto também é essencialmente sobre liderança, mas desta vez sobre liderança de toda a organização.

O livro usa muitas metáforas teatrais (o público são os seus clientes, o casting é o recrutamento, o director teatral é o líder, a peça é o produto final, etc.). Embora alguns sejam um pouco exagerados, ajudam a visualizar algumas das situações.

Tal como o título do livro sugere, as metáforas são também estendidas aos exercícios e técnicas inspiradas no mundo do teatro e que podem ser usadas no quotidiano organizacional. Alguns dos exercícios sugeridos são bastante interessantes e é possível que os venha a usar. Infelizmente, a maioria dos exercícios são exercícios individuais e não colectivos (como se poderia esperar).

O livro tem imensas citações de personagens do mundo do teatro que reforçam as ideias apresentadas pelos autores.

Com um primeiro e terceiro capítulos aceitáveis, o livro vale a pena pelo seu segundo acto. Se está para iniciar uma equipa, se quer entender porque a sua não funciona, ou se quer melhorar a sua capacidade de liderar, leia o segundo capítulo e experimente alguns dos exercícios. Se o pior acontecer e a situação não melhorar, pelo menos passou uns momentos divertidos.

Dramatic Success - capaSobre o livro:
Dramatic Success!: Theatre Techniques to Transform and Inspire Your Working Life
Andrew Leigh e Michael Maynard. Nicholas Brealey Publishing, Reino Unido, 2004.

Leave a reply