The Knowledge Manager's Handbook - capa

The Knowledge Manager's Handbook

Nick Milton e Patrick Lambe são dois consultores de gestão de conhecimento cujo trabalho e cujas ideias admiro.

O ano passado publicaram um livro com o título "The Knowledge Manager's Handbook: A step-by-step guide to embedding effective knowledge management in your organization". O seu propósito era criar um mapa para orientar gestores de conhecimento e pessoas encarregues de liderar a gestão de conhecimento nas suas organizações. Fizeram um excelente trabalho.

“'Knowledge management' (or KM) represents a way of managing work, paying due attention to the value and effect of an intangible asset, namely, knowledge.” (p 7)

Tal como tudo o resto, a gestão de conhecimento (GC) precisa de ser devidamente comunicada às pessoas na organização. Os autores sugerem que a GC está diretamente ligada a três tipos de problemas organizacionais que precisam de ser resolvidos para que a organização funcione de forma eficaz. Esses problemas são a coordenação, a memória e a aprendizagem.

No livro, Nick Milton e Patrick Lambe identificam três princípios da GC:
1. A GC deve considerar funções, processos, tecnologias e governança
2. A GC deve cobrir tanto a ligação das pessoas pela conversa como a recolha e organização de conteúdo 3. A GC deve considerar tanto o push como o pull

Estes princípios devem alicerçar as decisões efetuadas durante as cinco fases de implementação:
1. Estratégia
2. Planeamento
3. Testes e Pilotos
4. Roll-out
5. Operação.

Todas estas fases estão cuidadosamente descritas. Cada passo é explicado e contextualizado. Os autores oferecem muitas dicas e ilustram o que dizem com uma variedade de exemplos recolhidos ao longo das suas carreiras. Os capítulos são pequenos, fáceis de ler, e seguem todos a mesma estrutura.

Estrutura do livro

Diagrama com a estrutura do livro "The Knowledge Manager's Handbook"

O livro apresenta resultados de um questionário elaborado pela Knoco, a empresa de Nick Milton, e destaca os casos de 3 grandes organizações: a Mars, a Huawei e a The Youth Olympics.

Há alguns pontos que tenho vontade de debater com os autores. É o caso, por exemplo, da ausência de uma fase de Avaliação no modelo que propõem. Conto poder conversar com o Patrick Lambe na próxima semana quando ele vier de Singapura para uma masterclass e uma apresentação no Social Now 2017 em Lisboa.

É extremamente raro encontrar livros tão bem concebidos para responder ao público a que se destinam. Neste caso, profissionais sem tempo, possivelmente sem qualquer interesse na teoria da GC, e que precisam de mostrar resultados à organização. Este livro é, sem dúvida alguma, uma leitura obrigatória para todos os gestores de conhecimento.

Capa do livroSobre o livro:
The Knowledge Manager's Handbook: A step-by-step guide to embedding effective knowledge management in your organization
Nick Milton e Patrick Lambe. Kogan Page, 2016.

 

1 comment

Leave a reply