Alinhamento entre Tecnologia / Sistemas de Informação e Estratégia Organizacional

Os dados abaixo constituem resultados parciais de inquérito, realizado com organizações brasileiras, sobre o alinhamento das estratégias organizacionais com as estratégias de tecnologia e sistemas de informação. A coleta de dados foi realizada mediante questionário distribuído pela Internet.

As organizações que participaram do estudo são, em sua maioria, empresas brasileiras ou multinacionais que operam no Brasil, as quais perfazem 72% da amostra. Estão também representadas na amostra empresas estatais (7%) e órgãos públicos (8%).

Dentre as organizações estudadas, 12% possuem até 20 funcionários; 12% de 20 até 99 funcionários; 19% de 100 a 499 funcionários; 16% de 500 a 999 funcionários; 8% de 1000 a 2000 funcionários e 33% possuem mais de dois mil funcionários.

A pesquisa está sendo realizada pelo Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Barbosa, do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Concordo

plenamente

Concordo Discordo Discordo

totalmente

Não sei /

não se aplica

Reduzir custos operacionais 53

(37%)

65

(45%)

16

(11%)

4

(3%)

7

(5%)

Reduzir custos de pessoal 25

(17%)

63

(43%)

36

(25%)

8

(6%)

13

(9%)

Diferenciar produtos ou serviços em relação aos dos concorrentes 50

(34%)

48

(33%)

23

(16%)

5

(3%)

19

(13%)

Aprimorar a qualidade de produtos ou serviços 72

(50%)

59

(41%)

7

(5%)

3

(2%)

4

(3%)

Lançar novos produtos ou serviços antes dos concorrentes 33

(23%)

48

(33%)

28

(19%)

9

(6%)

27

(19%)

Aprimorar operações ou processos de produção 60

(41%)

63

(43%)

9

(6%)

3

(2%)

10

(7%)

Diversificar a linha de produtos ou serviços 37

( 26%)

52

(36%)

27

(19%)

9

(6%)

20

(14%)

Identificar e ocupar novos mercados 36

(25%)

60

(41%)

24

(17%)

7

(5%)

18

(12%)

Melhorar o atendimento aos clientes 82

(57%)

51

(35%)

9

(6%)

1

(1%)

2

(1%)

Estabelecer parcerias estratégicas 41

(28%)

52

(36%)

29

(20%)

6

(4%)

17

(12%)

Aumentar a produtividade dos funcionários 51

(35%)

72

(50%)

15

(10%)

3

(2%)

4

(3%)

Aprimorar a comunicação entre os funcionários 58

(40%)

62

(43%)

18

(12%)

5

(3%)

2

(1%)

Otimizar processos operacionais / de produção 55

(38%)

69

(48%)

8

(6%)

2

(1%)

11

(8%)

Criar ou manter bibliotecas / centros de documentação digitais 39

(27%)

51

(35%)

23

(16%)

13

(9%)

19

(13%)

2. Qual o grau de formalização da estratégia organizacional?

Objetivos e metas não são explicitados 17 (12%)
Objetivos e metas são explicitados mas não são documentados 39 (27%)
Objetivos e metas são documentados e divulgados internamente 79 (54%)
Não sei informar 10 (7%)

3. Como são formuladas e implementadas as estratégias de informação?

Concordo

plenamente

Concordo Discordo Discordo

totalmente

Não sei /

não se aplica

Minha organização possui uma estratégia abrangente de informação 22

(15%)

55

(38%)

50

(34%)

10

(7%)

8

(6%)

Nossa estratégia relativa à informação enfoca as questões informacionais mais importantes para a organização 22

(15%)

77

(53%)

27

(19%)

10

(7%)

9

(6%)

Nossa estratégia informacional faz uma distinção clara entre tecnologia e informação 16

(11%)

40

(28%)

59

(41%)

13

(9%)

17

(12%)

Existe um(a) profissional ou equipe responsável pela implementação da estratégia informacional 29

(20%)

49

(34%)

35

(24%)

18

(12%)

14

(10%)

4. Qual o grau de envolvimento da direção superior da organização em aspectos relativos à tecnologia da informação – sistemas de informação?

Nenhum Algum Grande Total Não sei /

não se aplica

Definição de necessidades de software e de equipamentos 8

(6%)

47

(32%)

39

(27%)

40

(28%)

11

(8%)

Definição de necessidades de informação organizacionais 7

(5%)

47

(32%)

39

(27%)

41

(28%)

11

(8%)

Implementação de sistemas de informação corporativos 11

(8%)

43

(30%)

40

(28%)

34

(23%)

17

(12%)

Solução de problemas de implementação de sistemas de informação 21

(14%)

52

(36%)

33

(23%)

26

(18%)

13

(9%)

Planejamento de desenvolvimentos futuros 7

(5%)

45

(31%)

32

(22%)

48

(33%)

13

(9%)

5. Qual o grau de alinhamento entre estratégias organizacionais ou de negócio e estratégias de tecnologia de informação – sistemas de informação?

As estratégias de negócios e a estratégia de TI / SI são perfeitamente alinhadas 12 (8%)
A estratégia de TI / SI é um importante componente da estratégia corporativa 35 (24%)
A estratégia de TI / SI é um elemento de apoio para a estratégia corporativa 51 (35%)
Não existe alinhamento entre as estratégias de negócios e de TI / SI 28 (19%)
Não sei informar 19 (13%)

Leave a reply