A empresa 3M, uma das primeiras organizações a abraçar a inovação como a essência da sua imagem corporativa, define-a como “ideias novas – mais acção ou implementação – que resultam numa melhoria, num ganho, ou num lucro”.
Boa definição, mas necessita de outro elemento. Pessoas.
Inovação é pessoas a usar a sua imaginação, experiência, curiosidade, instintos e relações para desenvolver e implementar ideias que criam valor.
A inovação é o combustível do nosso futuro – novos produtos, novos serviços, novos mercados. Mas não é apenas a próxima “grande coisa”. É também um milhão de pequenas coisas. A inovação é sobre pessoas a trabalhar numa filosofia de melhoria e mudança contínuas.
Se quer aumentar este tipo de inovação, ficam aqui algumas ideias a ter em mente:
1) Quer lidere uma equipa, um grupo, ou uma organização, lembre-se – não pode inovar sozinho. Tem de envolver e confiar nos outros.Isolar os líderes como únicos visionários na organização já não basta. Há trinta anos, quando uma ideia chegava aos ouvidos do presidente, já havia sido filtrada pelas várias camadas de gestão. Actualmente, os gestores mais astutos encorajam emails e telefonemas directamente dos colaboradores na linha da frente para obter as suas opiniões e sugestões.
2) O coração da inovação é a tentativa e erro. Apesar de nunca ter trabalhado numa organização que realmente encoraje os erros, trabalhei com líderes (a todos os níveis) que criaram ambientes onde os erros são aceitáveis: onde se tornam numa experiência de aprendizagem e não em algo a punir.3) Conte histórias que mostrem como os erros se podem tornar sucessos. Uma dessas histórias: durante anos Charles Goodyear trabalhou arduamente para descobrir uma forma de tornar a borracha em algo comercialmente viável. Um dia Goodyear, acidentalmente, entornou uma mistura de borracha e sulfato em cima de um fogão quente. A reacção química do calor aplicado a esta mistura resultou na descoberta do processo de vulcanização utilizado para fabricar pneus de borracha. E com esse “erro”, nasceu uma nova indústria.
4) Ajude a eliminar a mentalidade do “Não Inventado Aqui”. Um exemplo de como gerar motivação para quebrar essa mentalidade vem da General Electric (GE) nos dias em que o Jack Welch ainda liderava. Welch deixou claro que partilhar ideias através da organização era uma prioridade da gestão. Isto foi um desafio para os gestores da GE devido ao tamanho e diversidade da empresa. Se tiver uma boa ideia, como pode identificar as pessoas noutros negócios que também possam dela beneficiar?
O Chief Learning Officer da GE ofereceu uma solução simples. Criou uma linha de atendimento telefónico operada pela sua equipa. O funcionamento era parecido ao de uma agência de encontros – contudo, ao invés de emparelhar pessoas, emparelhava boas ideias com as unidades de negócio que as pudessem pôr em prática.
5) Alargue a sua definição de inovação para além de novos produtos e serviços de forma a incluir inovação estratégicas – novas ideias sobre a missão, valores, e objectivos; inovação administrativa – mudanças nos sistemas internos; inovação na linha da frente – colaboradores na linha da frente a inventarem soluções para melhor servirem os seus clientes; e mudança incremental que movimentem toda a gente em todas as funções a procurarem formas de fazer coisas de forma diferente e melhor.