Projectos-piloto num Programa de Gestão de Conhecimento

Questão enviada: Qual a importância dos projectos-piloto num programa de gestão de conhecimento?

A minha resposta:

Justificar um programa de gestão de conhecimento continua a ser difícil. Na maioria dos programas podem apresentar-se os lucros e os gastos previstos e podem prometer-se resultados, geralmente, a curto / médio prazo. Em programas de gestão de conhecimento, os gastos dependem da evolução do programa e da reacção obtida, os lucros são muitas vezes intangíveis e não directamente relacionáveis ao programa, e os resultados são sempre esperados a longo prazo.

Numa altura em que as organizações temem investir sem certezas de retorno e adoptam posturas reactivas (ao invés de pro-activas) estes factores levantam problemas.

Os projectos-piloto são talvez a melhor aposta de quem pretende justificar e provar a necessidade de programas de gestão de conhecimento. Os projectos-piloto visam implementar, numa amostra da organização, o que se propõe depois alargar a toda a organização. Espera-se que os resultados positivos sejam depois suficientes para convencer a administração para um investimento mais alargado.

Leave a reply