Gestão de Conhecimento e Gestão de Conteúdo

Questão enviada: Qual a diferença entre gestão de conhecimento e gestão documental ou de conteúdo?

A minha resposta:

A grande maioria dos vendedores de software apregoa soluções de gestão de conhecimento mas, quando estas nos são apresentadas, fica o sentimento de que não passam de ferramentas de gestão documental ou gestão de conteúdos. Bases de dados com poderosos motores de pesquisa, capazes de procurar informação em diversos suportes e formatos, e que suportam fluxos de trabalho.

Eis a razão pela qual tantas pessoas confundem a gestão de conhecimento com a gestão documental. Eis a razão pela qual tantas organizações rotulam alguns dos seus programas como gestão de conhecimento e se esquecem de incluir actividades para a criação e uso de conhecimento.

Se considerarmos que a gestão de conhecimento envolve as fases de criação, aquisição, arquivo, acesso, partilha, utilização, e avaliação de conhecimento, é fácil perceber que a gestão de conteúdo é de grande importância nas fases de arquivo e acesso, mas que não cobre as restantes (provavelmente as mais críticas).

A gestão de conteúdo é, assim, uma peça importante da gestão de conhecimento, mas esta última é uma actividade muito mais abrangente.

Leave a reply