Questão enviada: Quais os perigos de recompensar a partilha de conhecimento?
A minha resposta:
Embora esta prática tenha vantagens claras, especialmente em organizações que não possuem uma cultura de partilha de conhecimento, a recompensa explicita pode trazer problemas no futuro. A principal questão é que o sistema de recompensa pode estar a criar um falso cenário. O que acontece é que os indivíduos trocam conhecimento pela recompensa prometida e não pelas vantagens subjacentes que não vêem / percebem. Assim, mal termine o período de recompensa, a organização volta ao que era e a cultura em nada mudou.
Há também o perigo de as pessoas, no futuro, ficarem à espera de recompensas para aderir a outros programas / sistemas.
Finalmente, e porque a maioria dos sistemas de recompensa existentes assentam em aplicações de software que contabilizam o número de mensagens enviadas e lidas, o conhecimento trocado tende a ser mais em quantidade do que em qualidade. Felizmente algumas das soluções já disponíveis no mercado procuram considerar também a opinião daqueles que lêem os artigos enviados mas isso não resolve os primeiros perigos.
Realmente para esta questão ainda não ví uma opinião que tivesse sentido dentro dos sistemas que eu transito. Conhecimento é poder.
Conhecimento não se adquire sem seu esforço e seu tempo(muitas vezes sacrificamos outos aspectos da vida saudável, para adquirir conhecimento). O que poderia justificar a entrega de “seu ativo”, sem nada em troca?