Questão enviada por Alzira Simões, Portugal: Existe alguma relação entre a expressão “gestão de conteúdo” e a de “indústrias de conteúdo ou culturais” (usada para denominar a grande indústria dos mass media)?
A minha resposta:
A gestão de conteúdo é um termo geralmente usado para definir o processo de gestão de conteúdo ao nível de uma organização. No contexto organizacional, a gestão de conteúdo relaciona-se geralmente com a possibilidade de:
- criar conteúdo;
- criar diferentes versões de documentos (com possibilidade de recuperar versões antigas);
- definir um fluxo de trabalho através do qual os documentos circulam (automaticamente, se tivermos o suporte de uma aplicação tecnológica);
- aceder a conteúdo / documentos criados;
- pesquisar conteúdo / documentos criados.
Se falarmos em termos de tecnologia, as ferramentas actualmente existentes permitem que se guardem documentos em qualquer tipo de formato (texto, imagem, som, vídeo, etc.) e permitem, na sua maioria, integrar conteúdo arquivado em diferentes bases de dados e/ou sistemas operativos.
No que diz respeito à relação que isso possa ter com as “indústrias de conteúdo ou culturais”, aquilo que posso dizer é que é possível usar ferramentas, ditas de gestão de conteúdo, para acelerar o processo de concepção, marketing, e comercialização dos produtos dessa indústria. São produtos que geralmente assentam em bases de dados que armazenam o conteúdo de livros, vídeos, CDs, fotografias, quadros, etc.