Gestão de Conteúdo e Indústrias de Conteúdo

Questão enviada por Alzira Simões, Portugal: Existe alguma relação entre a expressão "gestão de conteúdo" e a de "indústrias de conteúdo ou culturais" (usada para denominar a grande indústria dos mass media)?

A minha resposta:

A gestão de conteúdo é um termo geralmente usado para definir o processo de gestão de conteúdo ao nível de uma organização. No contexto organizacional, a gestão de conteúdo relaciona-se geralmente com a possibilidade de:

  • criar conteúdo;
  • criar diferentes versões de documentos (com possibilidade de recuperar versões antigas);
  • definir um fluxo de trabalho através do qual os documentos circulam (automaticamente, se tivermos o suporte de uma aplicação tecnológica);
  • aceder a conteúdo / documentos criados;
  • pesquisar conteúdo / documentos criados.

Se falarmos em termos de tecnologia, as ferramentas actualmente existentes permitem que se guardem documentos em qualquer tipo de formato (texto, imagem, som, vídeo, etc.) e permitem, na sua maioria, integrar conteúdo arquivado em diferentes bases de dados e/ou sistemas operativos.

No que diz respeito à relação que isso possa ter com as "indústrias de conteúdo ou culturais", aquilo que posso dizer é que é possível usar ferramentas, ditas de gestão de conteúdo, para acelerar o processo de concepção, marketing, e comercialização dos produtos dessa indústria. São produtos que geralmente assentam em bases de dados que armazenam o conteúdo de livros, vídeos, CDs, fotografias, quadros, etc.

Leave a reply