Questão enviada por Luiza Elizabete Andrade:
O conhecimento não é tangível. Como fazer com que o mesmo tenha o devido valor e reconhecimento de sua importância dentro das organizações?
A minha resposta:
Na verdade, as organizações tomam o conhecimento como um dado adquirido mas, por ser um acto inconsciente, não se apercebem de que é um bem valioso e que deve ser cuidadosamente gerido.
Existem várias actividades que podem levar as organizações a ganhar mais consciência do conhecimento que têm e do papel vital que ele representa:
- auditoria de conhecimento, para identificar o conhecimento existente, o necessário e as falhas;
- exercícios de brainstorming, convidando as pessoas a reflectir sobre o conhecimento que não têm e que podem usar porque está disponível em bases de dados, na Internet, e na cabeça dos seus colegas (e o que aconteceria se estas fontes não estivessem disponíveis?);
- identificar as patentes registadas em nome da organização e pensar no que as tornou possíveis;
- pensar em formas de capitalizar o conhecimento existente, criando novos produtos e/ou serviços que possam ser comercializados.