O portal Exame publicou no dia 21 um texto onde fala de um estudo realizado por Robert Bramson, consultor em empresas como a HP, a IBM ou o Bank of America. Nesse estudo, Bramson tentou identificar as características que tornam um funcionário indispensável:
- ter uma visão sistémica durante a resolução de problemas;
- sentirem-se donos e responsáveis pelo sucesso da organização;
- têm espírito de entre-ajuda;
- não são subservientes com os chefes nem arrogantes com os subordinados;
- são optimistas;
- são flexíveis.
Este estudo serviu de base para um livro assinado por este autor: “First Hired, Last Fired: How to Make Yourself Indispensable in an Age of Downsizing, Mergers, and Restructuring”. Veja aqui um excerto do livro Amazon USA / UK
Clique aqui para aceder ao artigo completo no portal Exame, e para ler quais as características que não tornam um funcionário indispensável.
Quando um gerente assume uma área ele deve em primeiro lugar identificar quais são os colaboradores insubstituíveis.
Em segundo lugar substitui-los.
É isso.
Carlos, não entendo muito bem o seu comentário. Quer explicar um pouco melhor a sua posição?
Leio nas entrelinhas algo de Sun-Tzu!
Mas no mundo real é assim mesmo.