Ferramentas de Colaboração

No evento “Knowledge at work” organizado pelo Ark Group em Londres (30 Junho – 1 Julho), e durante uma discussão entre todos os participantes, discutiram-se as características desejadas numa ferramenta de colaboração. De seguinda, partilharam-se experiências de utilização de ferramentas de colaboração. Nomeadamente, foram referidas ferramentas como o Documentum (lento, não adequado para o suporte de comunidades, etc.), QuickPlace and SameTime (no geral bastante bons, mas muito caros e raramente usados como ferramentas de colaboração mas mais como directorias partilhadas para arquivo de conteúdo) e SharePoint. Várias pessoas na sala revelaram-se fiéis defensores desta ferramenta da Microsoft. As grandes qualidades apontadas são a interface conhecida pelos utilizadores do ambiente Windows (o que reduz significativamente a necessidade de treino e os custos associados) e a integração com outras aplicações de desktop.

Durante os dois dias do evento, três organizações mencionaram o Epicentric como a plataforma dos seus portais corporativos. A Epicentric foi recentemente adquirida pela Vignette mas, pelo que parece, merece alguma atenção.

Leave a reply