Assisti recentemente a uma conferência sobre portais corporativos. Perto do final dessa conferência, houve uma discussão que envolveu todos os presentes e onde se procurou identificar as características desejadas num portal corporativo, bem como os principais desafios que se colocam a estas ferramentas. Fica aqui uma lista dos aspectos referidos.
Características: preço razoável; confiável; suporta trabalho em conjunto; interactivo; maximiza a comunicação; interface amigável; flexível; aberto; disponível 24/7; tempo real; integrado com outras ferramentas; arquivo; tem um propósito; ficheiros partilhados; divertido; intuitivo e fácil de usar; seguro.
Desafios com o Quickplace: difícil pesquisar através de vários quickplaces; não escalável; não é fácil de usar e não é intuitivo; falta de processos de gestão de conteúdo; difícil de manter e actualizar; hosting em múltiplas plataformas; custo; as pessoas tendem a guardar a maioria da sua informação noutros locais.
Desafios com o Documentum: velocidade de acesso / tempo de resposta; não é intuitivo; difícil de usar.
Desafios com as ferramentas em geral: difíceis de usar; ambientes diferentes têm requisitos diferentes; usadas para outros fins que não os pensados; objectivos nem sempre bem definidos; tentativa de resolução de problemas potenciais e não dos problemas reais.