Questão enviada: Porque é preciso ter uma equipa de gestão de conhecimento dedicada?
A minha resposta:
A gestão de conhecimento é uma prática que deve estar presente em toda a actividade da organização. Os processos e princípios da gestão de conhecimento devem ser usados como parte integrante de todos os outros. Assim, uma equipa de marketing deve ter a preocupação de, antes de iniciar um projecto, tentar aprender com projectos anteriores, outras equipas da organização, e outros projectos externos. Deve também assegurar-se de que captura o conhecimento adquirido durante a realização do projecto e que a disponibiliza para que toda a organização a ela possa aceder.
A pergunta surge então aqui: se as práticas de gestão de conhecimento se devem diluir com os processos da organização, porquê ter uma equipa dedicada e separada (nalgumas organizações)?
A prática da gestão de conhecimento pressupõe determinados comportamentos e valores. Isto é, o seu sucesso depende da cultura organizacional. Infelizmente, as organizações nem sempre estão prontas a receber alguns dos processos e iniciativas de gestão de conhecimento. É necessário, por isso, preparar a organização e encontrar formas de, lentamente, interlaçar as práticas desejadas com as existentes.
As organizações que melhor o têm conseguido apresentam equipas dedicadas e vários autores defendem que, sem um grupo de pessoas dedicado, é difícil manter este trabalho no topo da lista das prioridades, dando-lhe a continuidade e o dinamismo necessários.