Recortes de Jornais

Foi publicado no dia 24 de Junho no Sunday Times da África do Sul um pequeno texto sobre gestão de conhecimento - "Building blocks of knowledge management". O seu autor, Julian Field, equipara a informação e o conhecimento aos tijolos de uma casa e frisa a importância de bons processos de integração e limpeza de dados para a criação de conhecimento de qualidade.

Leia aqui o artigo.

"The Daily Star", um jornal do Bangladesh, publicou no dia 15 de Junho um provocante e curioso artigo de opinião. O autor, Habibul Haque Khondker, professor associado de Socialogia na Universidade Nacional de Singapura, critica os termos "sociedade do conhecimento" e "sociedade de informação".

Estes termos vêm na sequência da "sociedade agrícola" onde o meio de subsistência era a terra, e da "sociedade industrial" onde o meio de subsistência era a indústria. Ora, nos dias de hoje, continuamos a depender da indústria e da terra. Continuamos a precisar de comer e de nos vestir e é disso que dependemos.

Apesar destes argumentos, o autor acaba por se contradizer quando diz que no Bangladesh predomina a "sociedade da fofoca" onde nem as datas de nascimento são verdadeiras. Ora, estará ele a querer insinuar de que o Bangladesh depende da fofoca para sobreviver? Ou estará o autor a cometer o mesmo pecado de que acusou os outros?

Leia aqui o artigo.

Leave a reply