A BBC News 24 realizou uma reportagem que será exibida no programa Click Online e que conta de que forma as pequenas aldeias rurais indianas estão a tentar manter-se em contacto partilhando informação e conhecimento.
Numa zona em que um telemóvel significa um telefone com comunicação Global System for Mobile (GSM) preso às traseiras de uma bicicleta que se desloca de aldeia em aldeia para que as pessoas possam telefonar aos seus familiares e amigos, um computador ligado à Internet é um grande avanço e parece estar a ter bons resultados.
Desde que o computador foi instalado e a ligação activada, os habitantes de uma das aldeias vêm-se habituando a utilizar a Internet para pedir conselhos sobre como lidar com determinadas pestes e ultrapassar problemas agrícolas.
Instalar um computador em cada aldeia indiana não é obra fácil: as aldeias são muitas e o hardware (tanto do computador como da ligação) tem de ser bastante resistente. Afinal, não deve haver fundos que resistam para pagar a técnicos para percorrerem as longas distâncias do país para visitar aldeias, muitas delas sem caminhos de acesso, para concertar problemas com o hardware de um computador.
De qualquer forma, vale a pena considerar de que forma poderiam Portugal e o Brasil aprender com esta iniciativa.
A iniciativa é louvável.
Mas hoje a Índia está dando um “banho” em muitos países nas palestras do TED.
Não sei dizer quantos portugueses já participaram. Brasileiros são só 3, mas dignos de nossa admiração (Jaime Lerner, Bruce Bueno de Mesquita e Juliana Machado Ferreira).
Palestras de indianos (não sei o número certo) mas com certeza são dezenas e mais dezenas.