Quando decidi começar um blog, procurei sites portugueses para o alojar. Vi vários e nenhum correspondeu ao que procurava e às expectativas criadas por outras ferramentas / sites de blogs estrangeiras.
Um dos meus requisitos era a possibilidade de classificar os textos enviados de acordo com o seu tema. Nenhum dos blogs portugueses oferece esta funcionalidade, a não ser que se pague, claro!
Conclusão, decidi-me por um estrangeiro. Mas também aqui não foi fácil encontrar o que queria. Cedo reduzi a minha selecção ao Blogger e ao WordPress.
Porque não me foi fácil encontrar toda a informação para me ajudar a decidir, e porque há coisas de que só nos apercebemos depois de criarmos o blog, resolvi partilhar aqui uma lista das vantagens / desvantagens que encontrei em cada um destes dois.
- permite enviar o texto para publicação por email
- como está integrado com o Google, é possível enviar textos através de um botão na barra de ícons do Google no browser de web
- não existe muita variedade de templates – vários dos templates têm backtrail na primeira página
- os templates disponíveis são mais variados e têm mais opções para personalização
- a publicação é mais rápida (devido à forma como o backend é construído)
- não inclui elementos para publicação fácil de lista de links
- permite ver estatísticas não só de quantos visitam o blog mas também de quantos subscrevem a feed
- é possível exportar e importar blogs em formato XHTML
- é preciso pagar para editar o código e alterar os templates disponíveis
- alguns dos templates têm erros
Claro que as coisas podem mudar, e claro que eu posso ter percebido mal ou não ter encontrado alguma coisa. Se for esse o caso, por favor digam alguma coisa.