Sempre trabalhei em grandes empresas, com muitos colaboradores, com grandes escritórios. Tudo muito impessoal.
Actualmente estou numa empresa de 17 pessoas, com a actividade extremamente concentrada em torno dos seus dois donos, num pequenino escritório. Está a ser extremamente interessante (e surpreendentemente fácil) aprender a trabalhar num ambiente tão diferente.
Conhecendo e trabalhando directamente com os donos faz com que pense no dinheiro que gastam com coisas tão idiotas como post-its e impressões. Sendo uma pessoa poupada e com um grande respeito pela protecção do ambiente, tento sempre evitar gastar papel desnecessariamente. Assim, não é uma alteração radical ao meu comportamento habitual, mas tenho de dizer que nas grandes organizações uma pessoa tem tendência a gastar mais e a deixar-se influenciar pelos maus hábitos de consumismo que, infelizmente, ainda dominam.
Talvez se mais pessoas tivessem a oportunidade de ter experiências de trabalho em pequenas empresas, onde as coisas são bem mais pessoais, e os lucros são tão mais visíveis e festejados, adoptassem comportamentos diferentes e poderassem mais as suas acções.