Ninguém duvida que a Internet está a democratizar a sociedade, dando voz a quem, mesmo que sem conhecimento técnico, quiser criar um blog, ou colaborar num wiki, etc.. Para além disso, a Internet está a tornar viáveis novas empresas ou a re-invenção de empresas existentes ao facilitar a mistura de aplicações existentes (gratuitas) para criar novos produtos e serviços (mashups).
O factor diferencial deixa de ser o dinheiro para passar a ser a imaginação. Penso que uma outra competência passa a ser ainda mais necessária: profundo conhecimento do mercado e dos clientes. Na verdade, conhecer intimamente o mercado e os clientes, actuais e potenciais, deve dar à empresa ideias de novos serviços e produtos que possam agradar e colmatar lacunas no mercado.
A revista CEO publicou alguns textos interessantes que falam da forma como algumas organizações têm usado mashups, não só para criar novos produtos e serviços para os seus clientes, como também para criar ferramentas de marketing e aplicações internas para aumento da produtividade e satisfação dos seus colaboradores.
Os artigos podem ser encontrados aqui.