Pensamento Sistémico - um Exemplo

O que está por detrás da disciplina de "Pensamento sistémico" defendida por Peter Senge no seu livro "A Quinta Disciplina" nem sempre é claro.

No entanto, li recentemente um óptimo exemplo do que acontece quando se tenta resolver um problema sem olhar para o sistema em que ele se encaixa.

Nicholas Oughtibridge fala no seu blog Odds and Ends de uma notícia publicada pela BBC.

De acordo com esta fonte, uma câmara do País de Gales resolveu substituir o sal que habitualmente se utiliza nas estradas para ajudar a derreter a neve e a aumentar o atrito. Assim, a Câmara de Flintshire decidiu usar uma mistura à base de açúcar.

Ora tudo estava bem até que as ovelhas, que abundam na região, decidiram que a estrada era saborosa de mais para ser ignorada e nem com o aproximar dos carros se afastam. E quem as pode culpar?

Os olhares acusadores deveriam ser dirigidos para quem teve esta brilhante ideia sem ter pensado seriamente nas consequências e no impacto que tal medida iria ter nos outros elementos do sistema.

1 comment

  1. Ferdinand 26 Janeiro, 2011 at 17:51 Responder

    Bem, por vezes os sistemas reagem da forma mais inesperada. Decerto faltava um “psicólogo de ovelhas” na equipe multidisciplinar que propôs a solução.

Leave a reply