Tenho andado bastante entretida a re-pensar o portal KMOL: o design, o conteúdo, a plataforma de suporte (backend), etc.. Estou a tentar acomodar as sugestões que as pessoas me deram através do questionário que lancei o ano passado mas também as necessidades que sinto enquanto responsável por o manter actualizado. (Para já não digo mais.)
No sentido de fazer algo com qualidade e de adquirir mais alguns conhecimentos que me podem ser úteis na criação de wireframes para os clientes com quem trabalho, resolvi ler um livro que encontrei na estante do escritório: Don’t Make Me Think: A Common Sense Approach to Web Usability (Steve Krug, 2000).
Li o livro em perto de 3 horas, aprendi uma série de coisinhas que me serão certamente úteis, e mais importante do que isso, fui obrigada a reflectir e a repensar algumas das decisões de design e layout que já tinha tomado. Às vezes, não há nada como parar e permitir que outros nos questionem.
O livro é super-fácil de ler, visualmente muito agradável, e vai directo ao assunto oferecendo exemplos reais de sites que funcionam e outros… que não.
Apesar de já ser um livro de 2000 e de não considerar explicitamente alguns dos tipos de sites que começam a dominar a nossa experiência online (e.g. comunidades online, blogs, wikis, listas de discussão, etc.) é suficientemente genérico para que as considerações e sugestões oferecidas sejam válidas.
Bom não conhecia este livro:
“Don’t Make Me Think: A Common Sense Approach to Web Usability”, que despertou a minha curiosidade.
Pois, tenho lido um outro também que trata sobre usabilidade na Web do Nielsen Norma Group, que o titulo original: “Prioritizing web Usability” (Jakob Nielsen and Hoa Loranger, 2006)