São poucas as pessoas com menos de 25 anos que não se encontram registadas com uma ou outra rede social online (por exemplo, Facebook, MySpace). E esse número tende a aumentar. E o número de pessoas mais velhas a abraçar esta realidade também.
O que se vem a observar em Inglaterra e, muito em breve, estou certa, em Portugal, é um grande número de pessoas que socializa nestes espaços virtuais em horário de trabalho. Tem recaído sobre os departamentos de Recursos Humanos a responsabilidade de encontrar formas para gerir a situação, minimizando riscos e impacto.
No Reino Unido, o UK Trades Union Congress publicou em Agosto deste ano um documento que pretende orientar os departamentos de RH. O documento, Facing up to Facebook (PDF), oferece alguns conselhos relacionados com os problemas geralmente apontados como resultado da utilização destes sites:
- tempo gasto em horário de trabalho e consequente baixa na produtividade
- a visibilidade global que estes sites dão à vida pessoal dos colaboradores pode pôr em causa a imagem das organizações
- a utilização de informação recolhida nestes espaços para fins de recrutamento, e
- segurança (da informação) das organizações.
Para além deste documento, a mesma organização tentou dar resposta a algumas questões geralmente levantadas pelos indivíduos sobre os direitos e deveres das organizações onde trabalham em relação à utilização destes sites. Nomeadamente, são dadas respostas às seguintes questões:
- O meu chefe pode proibir-me de usar o Facebook no trabalho?
- O meu chefe pode disciplinar-me por usar o Facebook em horário de trabalho?
- O meu chefe pode dizer-me para eu fechar a minha conta no Facebook?
- A minha organização empregadora pode monitorizar o que escrevo no Facebook em horário de trabalho?
- Pode uma organização recusar-me trabalho por causa do meu profile no Facebook?
- Como é que a minha organização deve abordar questões de conduta pessoal em redes sociais online?
- Devo aceitar um convite do meu chefe para se tornar meu “amigo” no Facebook?
Enquanto que o documento para as organizações se encontra cheio de truismos e pouco mais diz do que “depende”, a resposta às questões colocadas pelos colaboradores já se revela de maior utilidade.
Esta temática é bastante interessante e a sua importância tende aumentar com o aumento exponencial de pessoas a frequentar estes sites sociais.