KM Brasil 2008

Ana Neves apresenta no KM Brasil 2008Estou de regresso a casa depois de uma semana incrível no Brasil.

Uma passagem rápida pelo Rio de Janeiro onde realizei um workshop para colaboradores da Petrobras e onde fiz uma apresentação para alunos, docentes e investigadores do programa de pós-graduação em Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE da Universidade Federal.

Alguns dias mais em São Paulo para participar no KM Brasil 2008. No primeiro dia tive a honra de falar para as perto de 300 pessoas que se encontravam na sala. Foi uma apresentação sobre ferramentas sociais no contexto organizacional, fazendo um pequeno resumo de algumas das ferramentas existentes, listando os benefícios e a forma como estão a ser usadas pelas organizações.

Os restantes dias serviram essencialmente para admirar a energia e profissionalismo da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, conhecer alguns projectos e iniciativas bem interessantes que vão tendo lugar nas organizações brasileiras (mais sobre isso num outro post), encontrar pessoas com quem há muito vinha falando apenas por email, pôr a conversa em dia com o David Gurteen, e sentir o carinho do povo brasileiro. Foi uma experiência maravilhosa que espero poder repetir.

7 comments

  1. Tania Deodato 2 Setembro, 2008 at 18:29 Responder

    Tive a oportunidade de assistir ao Workshop para os colaboradores da Petrobras e à palestra no KM Brasil e não me decepcionei.

    Posso dizer que no KM, a palestra sobre ferramentas sociais, pela maneira como foi exposta e pela facilidade em transmitir seu recado para a platéia, foi um dos pontos altos, pois a questão das ferramentas sociais, apesar de ser muito discutida, ainda não é utilizada o suficiente em todas as suas funcionalidades nas grandes empresas no Brasil.

    As palestras serviram para dar o que pensar aos dirigentes que se encontravam presentes e com certeza deram um novo sopro a quem já vinha discutindo o assunto.

    Parabéns Ana!

  2. João Manoel 3 Setembro, 2008 at 22:46 Responder

    Tive a oportunidade de assistir sua apresentação no KM Brasil 2008 e achei excelente, parabéns!

    O evento de uma forma geral apresentou experiências bem relevantes, mas poucas tiveram um caráter de aplicação prática como a tua.

    Hoje em dia trabalho como consultor também, e me preocupa muito uma questão: como usar esse imenso acervo de informação que temos hoje, inclusive aquele armazenado pelas diversas ferramentas de colaboração e interação de uma forma geral? Como tirar benefício disso para o mundo corporativo efetivamente?

    Confesso que ainda não fiz uma busca com calma no KMOL, quem sabe não encontro algumas respostas aqui?

    Mais uma vez, parabéns pela apresentação!

    Abraços,

    João Manoel

  3. Thiago Avila 4 Setembro, 2008 at 02:08 Responder

    Olá Ana, assisti a sua palestra no KMBRasil 2008 e arriscaria a dizer que foi a melhor do evento. Palestra super didática, interativa e objetiva. Você nos deu uma aula sobre como implementar Gestão do Conhecimento de forma simples e objetiva. Parabéns e sucesso.

  4. Ana Neves 4 Setembro, 2008 at 22:26 Responder

    Tania, João e Thiago, estão a deixar-me sem jeito 🙂

    Muito obrigada pelas vossas palavras. Para mim foi um prazer conhecer tanta gente simpática e sentir o tão aclamado calor do povo brasileiro.

    Espero que o diálogo convosco continue e que eu e o KMOL possamos ajudar nos vossos projectos e iniciativas.

  5. Paulo Sérgio Fresneda 7 Setembro, 2008 at 00:56 Responder

    Olá Ana,

    Enorme prazer em conhecer a “amiga virtual”, de várias trocas de idéias sobre GC… é sempre bom colocar um rosto nos emails e nas msgs, não é !!! A relação fica mais humana.

    Espero que continuemos as atividades conjuntas no futuro e que outras trocas e resultados possam advir da nossa interação.

    Grande abraço,

    Paulo

  6. Ricardo Vidigal da Silva 7 Setembro, 2008 at 20:37 Responder

    Parabéns Ana, pelo reconhecido sucesso no KMBRasil 2008, que muito honra a GC Lusa !…. Já tive oportunidade de vivenciar esses momentos do KMBrasil e conhecer o potencial de ideias e aprendizagens, projectos e acções que partilhadas com toda a comunidade de lingua portuguesa nos daria uma potencia em GC com resultados nas nossas Organizações. É pena não haver mais gente interessada e dedicada à causa e mais projectos de interacção luso-brasileira.

    Abraço a Todos,

    Ricardo Vidigal da Silva

  7. Samir 12 Setembro, 2008 at 15:00 Responder

    Ana, assisti sua palestra pela Petrobras. Parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo nessa comunidade de conhecimento. Retorne em breve, será bem vinda!

Leave a reply